top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

TUDO SOBRE OS GRANDES MESTRES

Atualizado: 17 de ago.

Todo mundo já leu a respeito da confusão sobre os Grandes Mestres do anime, mas faltava um acervo mais rico de informações. Quem era o Mestre Ares? Quando foi que Shion morreu? Como foi que ele morreu? Este texto é o compilado definitivo sobre o assunto.


Antes de mais nada, dois adendos. Primeiro: neste texto será utilizado "Arles" em vez de "Ares". Segundo: detalhes sobre a criação e concepção desse personagem (incluindo seu nome) ficarão em outros posts. Este será destinado a mostrar o que foi afirmado a respeito da participação dele, de Saga e de Shion no mangá, no anime e nas obras extras.

 

MANGÁ


No mangá, tudo é muito mais simples e coerente. O capítulo 45 sintetiza tudo que aconteceu. Havia apenas o Grande Mestre Shion, e não existe nenhum Mestre Arles. Shion escolheu Aiolos para sucedê-lo como Grande Mestre, por sentir que Saga escondia algo maligno. Saga então matou Shion e se fez passar por ele durante 13 anos. Foi Saga quem deu a armadura de Pégaso a Seiya, com sua face boa (capítulos 1 e 2).

 

ANIME (SAGA DO SANTUÁRIO - FORÇAS OCULTAS DO SANTUÁRIO)


Mas vamos entender a bagunça do anime. O episódio 0 (lançado junto com as OVAs da saga de Hades) já resume praticamente tudo, mas nossa intenção é mostrar como isso foi explicado ao longo do anime.


Logo no episódio 1, aos 4:20, o Grande Mestre aparece pela primeira vez. Ele está discursando para Seiya e Cassios, antes do duelo decisivo entre eles. O Grande Mestre usa elmo dourado e possui um estranho cabelo liso castanho. Nos episódios seguintes não há nada a ser informado sobre o Grande Mestre, e o assunto só recebe o devido foco a partir do arco das Forças Ocultas do Santuário.


No episódio 16, aos 5:00, as explicações sobre Arles começam. Marin está sendo derrotada por Shina e um dos soldados diz: "É uma pena para Marin a morte do antigo Mestre, um Mestre que deixava a porta aberta para todos. O Mestre Arles só aceita membros do seu clã". Nesse momento aparece sua imagem pela primeira vez: ele usa elmo vermelho.

Ainda no episódio 16, aos 7:05, Aiolia resgata Marin e ela diz: "Não me proteja se não quiser cair no desagrado do Mestre". Aiolia comenta: "O antigo Mestre era um homem tão bom". Marin em seguida pensa no seu discípulo Seiya: "Seiya, o Mestre morreu logo depois que você partiu. Seu irmão mais jovem, Arles, se tornou o novo Mestre".


No episódio 21, aos 5:55, Mestre Ancião confirma o que já havia sido dito por Marin. Shiryu questiona: "O quê? Existe um novo Mestre no Santuário?". Dohko então responde: "Sim. O antigo Mestre morreu e eu ouvi que Arles, o irmão mais novo, tornou-se o novo Mestre". Shiryu pergunta sobre Arles e Dohko responde, com um ar de mistério: "Sinto muito, mas não sei muito sobre ele".


No episódio 23, aos 4:45, os cavaleiros de bronze estão discutindo o que sabem sobre o Santuário. Shiryu diz: "Tudo começou quando o novo Mestre assumiu o poder". Seiya complementa: "Arles é o irmão mais novo do antigo Mestre, que me entregou a armadura de Pégaso quando eu venci o Cássios".

A essa altura, já estava claro tudo que estava acontecendo. O Grande Mestre original era um homem bondoso e foi ele quem deu a armadura para o Seiya. Quando o Seiya partiu para a Guerra Galática, o Grande Mestre morreu e seu irmão mais novo, Arles, assumiu o seu lugar. Vale lembrar que, do episódio 16 até metade do episódio 23, tudo que acontece no anime clássico é filler.


 

ANIME (SAGA DO SANTUÁRIO - A BATALHA DAS DOZE CASAS)


No episódio 41, aos 7:25, Saori está expondo seu raciocínio aos cavaleiros de bronze: "Soubemos que o antigo Mestre morreu subitamente e que depois o irmão mais novo tornou-se o novo Mestre. Mas eu tenho que ver se essa história é verdadeira". Seiya questiona: "Você acha que o Mestre anterior não morreu, que ele pode estar vivo?". E Shun completa: "Está querendo dizer que existem dois Mestres no Santuário, Saori?". Mas Saori é categórica: "Não. Desde os tempos remotos, só pode existir um único Mestre". Hyoga então pergunta: "Quer dizer então, que o antigo Mestre e Arles são a mesma pessoa?". Seiya discorda na hora: "O Mestre que eu conheci é definitivamente diferente de Arles".


Pode-se notar que, até esse momento do episódio 41, nada contradiz o que o próprio anime havia estabelecido antes. Seiya afirmou que o atual Mestre não é o mesmo que lhe deu a armadura de Pégaso. A dúvida que Saori tinha a respeito dessa história poderia ser simplesmente o fato do tal "Mestre Arles" não ser o irmão do antigo Mestre. O problema é que, a partir desse momento, as coisas começam a ficar confusas.


No mesmo episódio, aos 8:25, Hyoga continuava sem entender o que Saori disse e cogitou: "Mas se o que você diz for verdade, o Mestre pode ter duas caras: a do bem e a do mal". Aos 9:17, Saori diz: "Eu receio que o Mestre possa ser um dos doze Cavaleiros de Ouro". Seiya não compreende: "A armadura de ouro só pode ser usada por alguém que luta pela justiça e que tenha verdadeiro valor. Por que seria usada por um demônio como Arles? Será que Hyoga está mesmo certo? O Mestre tem duas faces: a do bem e a do mal?". Essa fala do Seiya é ilustrada por um elmo dourado (a face do bem) e um elmo vermelho (a face do mal). Vale notar que o elmo dourado que aparece nessa cena não é igual ao elmo dourado usado pelo Grande Mestre do episódio 1, sendo apenas uma representação estilizada.


Não havia nada nessa história que pudesse fazer Hyoga acreditar que o Mestre fosse uma pessoa de duas caras. A explicação dada até então (e que é a mais simples de se pensar à primeira vista) é a de que eram duas pessoas diferentes. A menos que se considerasse impossível um Grande Mestre ser substituído pelo seu irmão em caso de morte, porque isso poderia configurar a existência de dois Mestres no Santuário - o que é proibido, segundo Saori. Mas mesmo essa hipótese não faz muito sentido; primeiro porque não seriam realmente dois Mestres, e segundo porque essa herança de cargo existe no universo do anime, como será visto mais à frente. Na realidade, esse diálogo foi uma tentativa um tanto forçada de aproximar o anime do mangá novamente, desfazendo tudo que havia sido dito e fazendo Saga ser o único Grande Mestre durante 13 anos, com uma face boa e outra má.


No episódio 44, aos 16:32, Aldebaran comenta sobre Arles para Mu: "Você sabe que ele é um homem adorado e respeitado por todos, como se fosse o próprio Deus. É tão santo quanto o Mestre que tivemos antes". Um pouco estranho Aldebaran dizer isso, uma vez que no episódio 16 Aiolia havia dito que Arles estava longe de ter a mesma bondade que o Grande Mestre anterior.


No episódio 71, aos 17:40, Marin conta o que encontrou em Star Hill: "Eu achei o cadáver do Mestre, morto há mais de 10 anos!". Esse Mestre tem cabelo azulado.


No episódio 73, aos 3:55, Dohko está revelando a verdade sobre Saga: "Esse homem não apenas matou o Mestre, para se passar por ele e assim governar o Santuário, como também tentou matar o bebê Atena!". O Grande Mestre mostrado é o mesmo que estava em Star Hill. Ele possuía o elmo vermelho que Saga passou a usar em seu disfarce de Grande Mestre.


A saga termina e absolutamente nada é dito sobre a escolha entre Aiolos e Saga para ser o novo Grande Mestre. E, graças ao episódio 41, a certeza que se tinha sobre o que estava acontecendo foi por água abaixo. Não fica claro quando é que Shion morreu, e não fica claro quem é o personagem de cabelo azulado. Ele poderia/deveria ser Arles, mas também poderia ser um design improvisado para Shion, que ainda não havia sido mostrado no mangá. É fato que Shion não tem cabelo azulado, mas no episódio 1 o Grande Mestre estava de cabelo castanho e nenhum dos personagens envolvidos têm essa cor. Com isso, não fica claro sequer se Arles existiu de verdade ou foi uma invenção de Saga.

 

ANIME (SAGA DE POSEIDON) + JUMP GOLD SELECTION


Antes da Saga de Poseidon ir ao ar, foram publicadas as Jump Gold Selection 1 e 2. Na Jump Gold Selection 1, de abril de 1988, a explicação sobre os Grandes Mestres ainda era a original: “O antigo Grande Mestre, o Patriarca que concedeu a armadura de Pégaso a Seiya, era considerado um deus pelo povo. Depois que Seiya deixou o Santuário, teve uma morte súbita e misteriosa e Arles, seu irmão mais novo, assumiu o posto de Grande Mestre”. Na Jump Gold Selection 2, de outubro de 1988, é dito sobre Saga: "Há 13 anos, tomou o lugar de Arles depois de matá-lo. Apoderando-se do Santuário após a morte do antigo Mestre, tentava dominar este mundo". Aqui já há a afirmação expressa de que Arles existiu e foi morto por Saga.


Na mesma Jump Gold Selection 2, a Toei publicou uma história lateral chamada "Saga! Prenúncio da Ambição" para complementar os eventos do anime. A história mostra claramente Shion e Arles juntos. Shion não tem seu nome revelado, mas é dito que Dohko e o Grande Mestre foram os sobreviventes da Guerra Santa passada. Arles é referido como "o irmão do Mestre, que está ao lado do trono". Em seguida, se explica: "Arles é o ajudante do velho e doente Mestre. Ele ajuda nas tarefas do Mestre. Sendo um cavaleiro de prata, ele não pode se tornar o próximo Grande Mestre, mas tem a confiança de todos os cavaleiros".


Porém, segundo essa história, Saga matou Arles 14 anos antes da saga clássica. Shion, por sua vez, morreu cerca de 1 ano após o assassinato de Arles, sem ter escolhido um sucessor para o cargo de Grande Mestre. Saga, sob o disfarce de Arles, teria assumido o trono interinamente devido à ausência de um sucessor eleito. Só então é que Saga tentaria matar Atena e Aiolos a salvaria. Essa história lateral se ampara na suposição de Hyoga do episódio 41, que dizia que o Grande Mestre bondoso e o maligno seriam a mesma pessoa o tempo todo.


A história não diz claramente como Shion morreu. Pode-se presumir que Shion teria morrido de causas naturais por estar muito velho e doente. No entanto, logo após Saga matar Arles, ele menciona que pretendia matar o Grande Mestre e Atena para se apoderar do Santuário. Talvez Saga tenha matado Shion nesta história também.


Interessante é o detalhe de que Arles era um cavaleiro de prata, informação que não é mencionada em parte alguma do anime. Sua constelação protetora nunca foi revelada, nem mesmo na história lateral. Uma vez que ele atua como um ajudante do Grande Mestre, isso leva muitas pessoas a teorizarem que ele seja de Altar, pois a Enciclopédia Oficial afirma que o cavaleiro de prata de Altar costuma auxiliar o Grande Mestre.


Já na saga de Poseidon, no episódio 112, aos 7:25. Kanon está sob o efeito do Golpe Fantasma de Fênix e acaba revelando a conversa que teve com Saga no passado: "Precisamos acabar não apenas com Atena, como também com o Mestre que escolheu o idiota do Aiolos para sucedê-lo em seu posto" (o booklet da Andrômeda Box confirma que Kanon se referiu a Shion, como será visto mais adiante).


Essa fala de Kanon contradiz a história lateral, pois se havia estabelecido que Shion não elegeu ninguém. Talvez fosse necessário entender essa passagem da forma como aconteceu no mangá: Shion elegeu Aiolos, mas não chegou a fazer um pronunciamento oficial e acabou morrendo antes de comunicar sua decisão. No entanto, ficava a dúvida se a Toei ainda considerava a história lateral como válida ou não.

 

ANIME (SAGA DE HADES)


O episódio 0, lançado em 2003 junto com as OVAs de Hades, resume todos os eventos do anime clássico (não confundir com Episode Zero, escrito por Kurumada). Talvez por causa do flashback do Kanon e também da aparição de Shion na saga de Hades, esse episódio descarta de vez a história lateral e explica da forma que era explicado originalmente. Aos 2:55, comenta-se sobre Saga: "Ele assassinou Arles, o irmão do Mestre Shion, e assumiu o lugar dele. Saga, se fazendo passar por Arles, tentou matar Atena." E aos 8:55 é dito: "Na mesma época em que a Guerra Galática estava sendo realizada no Japão, uma grande revira-volta estava acontecendo no Santuário. Saga, ainda sob o disfarce de Arles, matou o mestre Shion e usurpou o poder do Santuário".


No episódio 02 da saga de Hades, Shion é revelado. Aos 21:55, Dohko o apresenta, dizendo: "Antigo Mestre que perdeu sua vida durante a rebelião de Saga". No booklet da Andromeda Box, também de 2003, se confirma que Shion foi morto por Saga: “Por nomear Aiolos como seu sucessor, foi assassinado por Saga, que fingia ser Arles, seu irmão mais novo”.


Portanto, duas definições acontecem na saga de Hades. O primeiro é que Shion não morreu por causas naturais - ainda que isso nunca tivesse sido realmente afirmado - e sim assassinado por Saga. O segundo é que ele morreu 13 anos após a morte de Arles, não 1 ano. O que faz certo sentido, baseado no que o anime clássico havia mostrado, pois a corrupção do Santuário no anime se deu verdadeiramente durante a Guerra Galática. No entanto, não se explica como Shion não percebeu que Atena não estava no Santuário durante todo esse tempo.


 

CONCLUSÃO


No fim das contas, no anime havia o Grande Mestre Shion e havia Arles, seu irmão e ajudante. Shion usava elmo dourado, enquanto Arles usava elmo vermelho. Saga matou Arles e se fez passar por ele. Treze anos depois, Saga matou Shion e assumiu o comando do Santuário, ainda se fazendo passar por Arles. O corpo que Marin encontrou em Star Hill era de Arles.


Deixando claro que esta é a versão do anime, pois a versão do mangá é mais simples. No mangá não existe Arles nenhum, e Saga matou Shion há treze anos.


As várias versões dessa história podem ser descritas assim:

  • [MANGÁ] 13 anos antes, Saga mata Shion. Como não existe Arles, Saga toma o poder. No presente, Saga entrega a armadura a Seiya.

  • [ANIME] 13 anos antes, Saga mata Arles. No presente, Shion entrega a armadura a Seiya. Poucos dias depois, Saga mata Shion e assume o poder.

  • [HISTÓRIA LATERAL - versão descartada] 14 anos antes, Saga mata Arles. 1 ano depois, Shion morre e Saga assume o poder. No presente, Saga entrega a armadura a Seiya.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page