top of page
Buscar
Foto do escritorcasadeserpentario

SAGA NÃO FOI POSSUÍDO PELO DEUS ARES

Atualizado: 27 de mar. de 2022

A origem da dupla personalidade de Saga sempre foi envolta de mistério. E a criação do personagem Mestre Arles (アーレス = Aaresu), exclusivo do anime, causou muita discussão ao longo dos anos.


Takao Koyama, principal roteirista do anime clássico, confirmou em entrevista que o nome correto é mesmo ARLES porque foi baseado em Aristóteles (AR-istóte-LES). Acontece que o nome do deus Ares em japonês é bastante parecido, ainda que levemente diferente (アレス = Aresu).


Graças a isso, era possível interpretá-lo como ARES, tal qual o deus grego. Como a questão dos Grandes Mestres na versão do anime não é tão fácil de entender, muitos se confundiram e acharam que o lado maligno de Saga fosse uma influência do deus da guerra Ares, senão o próprio.


No Brasil, essa confusão dos fãs se apoiou em matérias antigas, como as da Revista Herói. A edição 11 da revista se dedicou a argumentar que o nome correto seria mesmo Ares, dizendo: "Sabemos que quase todos os personagens do desenho tem alguma ligação mitológica (...). No caso específico do Mestre do Santuário, de todas as variações de tradução de seu nome, apenas Ares tem a ver com a mitologia grega (...). O deus Ares é filho de Zeus (...)".


Outras edições da Revista Herói passaram a defender que ele era de fato o deus da guerra em pessoa. Na edição 21, em alusão ao filme Saint Seiya: O Santo Guerreiro, a capa da revista anunciava que Éris era a "irmã do Mestre do Mal" - como se sabe, Éris é irmã de Ares em algumas versões da mitologia grega, e também em Saint Seiya. Na edição 46, o seguinte trecho foi publicado: "Utilizando-se do corpo e poderes de Saga, o verdadeiro cavaleiro de Gêmeos, Ares acabou por dominar o Santuário".


Vale mencionar que, quando o filme estava sendo desenvolvido, a maçã dourada de Éris foi pensada para realmente ter alguma relação com o deus da guerra Ares. Daí, uma coisa levou à outra.

Hoje sabemos que essa suposta influência do deus Ares não existe, nem no anime nem no mangá. A dupla personalidade de Saga só foi explicada em Saint Seiya Origin, que mostrou que a deusa Ker colocou um Lemur no cavaleiro de Gêmeos. Mas possivelmente a similaridade entre os nomes Arles e Ares serviu de inspiração para outros mangakás de Saint Seiya. Em Episódio G, Saga se intitula Ares, o deus da guerra. E em Saintia Sho, há uma forte relação entre o lado maligno de Saga e o deus Ares, irmão de Éris.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page