top of page
Buscar
Foto do escritorcasadeserpentario

POR QUE AIOLOS NÃO FOI REVIVIDO?

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Na saga de Hades, todos os cavaleiros de ouro mortos ganharam uma nova vida de Hades. Todos, menos Aiolos. Por que Aiolos não foi revivido? Existem duas possíveis explicações para isso.


  • Hades não confiava nele

Kurumada revelou em uma entrevista à revista japonesa Saint Cloth Chronicle, em 2008, o motivo de não ter revivido Aiolos na saga de Hades. Porém, foi uma explicação do ponto de vista da criação do roteiro e não uma explicação do roteiro em si. Ele queria apenas Saga como o líder do bando, em vez de Aiolos ou ambos. Confira o trecho:

Como Aiolos morreu em uma época diferente da Saga, ele deveria ser tratado de maneira especial. Além disso, me pareceu interessante que os outros membros ressuscitados seguissem Saga como seu líder. Se Aiolos tivesse ressuscitado, sinto que ele acabaria enfrentando Saga. 'Dois grandes rivais não podem coexistir', não é? (risos).

À princípio parece que a explicação não explica nada. Afinal, Shion morreu na época de Aiolos e foi revivido. Dá a impressão que Kurumada não o reviveu simplesmente porque não quis - o que deve ser verdade. Mas vamos analisar com calma o que ele disse. Kurumada quis Saga como líder do bando que subiu as Doze Casas em vez de Aiolos porque o cavaleiro de Sagitário não se encaixava muito bem no grupo. Por que?


Todos os que morreram nas Doze Casas foram aqueles que enfrentaram os cavaleiros de bronze por convicção pessoal e não por terem sido enganados por Saga. Além do próprio Saga, vimos que Shura, Afrodite e Máscara da Morte sabiam da verdade. Camus não sabia da verdade, mas o motivo de ter enfrentado Hyoga não foi por estar sendo enganado. De uma maneira geral, com exceção de Camus, os renegados em vida apoiaram Saga e causaram a morte de Aiolos. Aiolos morreu tentando salvar Atena, enquanto Shura, Afrodite e Máscara da Morte morreram ajudando Saga a matá-la.


Daí entende-se a intenção de Kurumada. Por que ele fez os renegados seguirem Saga em vez de Aiolos? Porque, se os renegados pretendiam fingir que haviam aceitado a oferta de Hades em troca da cabeça de Atena, seria incoerente seguirem aquele que deu a própria vida por Atena. A missão de Shion também servia como uma redenção para aqueles ficaram do lado errado da história.


Mas como isso se aplica dentro da trama? A ideia acaba se estendendo a Hades, que foi quem os ressuscitou. Se a oferta de Hades era a vida eterna em troca da cabeça de Atena, não faria sentido o cavaleiro que morreu para salvar Atena aceitar tal proposta. Mas isso não quer dizer que Hades tenha feito a proposta a Aiolos e ele tenha recusado. Se os outros renegados a aceitaram para secretamente executar o plano de Shion, Aiolos o teria feito também. A questão é que Hades não deve ter confiado nele.


Confiar em Shion e nos renegados é uma coisa, pois ninguém ali morreu como mártir - nem mesmo Shion - e eles poderiam aceitar a oferta. Mas confiar em Aiolos é outra coisa bem diferente. Se Aiolos priorizou a vida de Atena em lugar da sua própria vida, não há porque achar que ele mataria Atena em troca da vida eterna. Radamanthys já não confiava em absolutamente nenhum dos renegados. Aiolos não ressuscitou porque Hades não teria confiado nele para a missão.


  • A alma de Aiolos não estava no Inferno

Existe uma passagem específica do mangá clássico que pode ser a resposta. Mais precisamente, a luta entre Seiya e Aiolia nos arredores do hospital em que Seiya estava internado, no capítulo 27.


Quando Aiolia ataca Saori Kido com a Cápsula do Poder, Seiya com a armadura de Sagitário aparece e contém o ataque com a mão. Nesse momento, a imagem de Aiolos aparece e questiona Aiolia a respeito de suas atitudes. Eventualmente, Seiya devolve o ataque de Aiolia contra ele mesmo.


Essa não foi a única vez que a imagem de um cavaleiro de ouro falecido aparece. Isso também havia ocorrido quando Shura apareceu para Shiryu e quando Camus apareceu por trás de Hyoga - essas duas vezes na saga de Poseidon. Mas no caso de Aiolos, houve uma notável participação do personagem.


Seiya não conseguia entender o que estava acontecendo. Ele diz que um cosmo externo estava interferindo e fazendo seu próprio cosmo crescer. E um detalhe curioso foi omitido do anime: a imagem de Aiolos erguendo a mão no instante em que Seiya devolveu o ataque, deixando claro que foi ele quem agiu de fato.


Ao final do combate, Aiolia revela que perdeu, mas não para Seiya e sim para seu irmão Aiolos. Em seguida, ele diz algo que também foi omitido no anime: "Ainda que meu irmão tenha morrido há 13 anos, sua alma vive dentro da armadura da constelação de Sagitário e continuará protegendo Atena até que apareça um novo cavaleiro". Esta passagem é mencionada também na Enciclopédia Oficial.


Um comentário muito semelhante também é feito na Jump Gold Selection 2, ainda que esteja (provavelmente) se referindo à versão do anime. A revista aborda a história do anime a partir do arco dos cavaleiros de prata até o fim da Batalha das Doze Casas.


É com isso que se baseia esta teoria para explicar por que Hades não reviveu Aiolos. Se foi a alma de Aiolos que interferiu diretamente na luta, e não apenas sua vontade presente na armadura de Sagitário, então ela não estava no Inferno e sim alojada na armadura. Com isso, não seria possível revivê-lo.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page