top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

QUEM SABIA A VERDADE SOBRE SAGA

Atualizado: 26 de ago. de 2022

Uma dúvida constante a respeito da saga do Santuário é quais cavaleiros de ouro sabiam a verdade sobre o Grande Mestre. Especialmente, dadas as diferenças entre anime e mangá. A maioria dos personagens se manteve na mesma situação comparando as duas obras: Aldebaran, Aiolia e Milo não sabiam; Camus também parecia não saber; Mu e Dohko tinham suas fortes impressões que se confirmaram no fim.


Uma pequena diferença ocorre no caso de Aiolos. Embora sua participação seja praticamente idêntica no anime e no mangá, o Episode Zero confirma que Aiolos não reconheceu o Grande Mestre como sendo Saga após ver seu rosto. Ele notou que era muito parecido com Saga, mas com a cor de cabelo totalmente diferente.


Na versão do anime, tudo indica que ele reconheceu Saga. Embora o anime não deixe absolutamente explícito, é isso que sugere a Jump Gold Selection 2.

 

No mangá, é afirmado que Afrodite, Máscara da Morte e Shura sabiam que o Grande Mestre havia tentado matar Atena. É o próprio Afrodite quem revela isso, no capítulo 42. Os três apoiaram o Grande Mestre por acreditarem, cada um à sua maneira, que a força se equipara à justiça.


É possível interpretar que eles sabiam de absolutamente tudo - ou seja, eles sabiam que o Grande Mestre era o Saga, que matou Shion e tentou matar o bebê Atena - ou apenas que ele havia tentado matar Atena, pois era sobre isso que Shun estava comentando. Levando em conta que eles não viram o Grande Mestre tentar matar Atena em Episode Zero (e nem deixaram o Aiolos contar o que viu), eles só podem ter descoberto isso após a fuga do cavaleiro de Sagitário. O mais provável é que isso tenha sido revelado pelo próprio Saga e, nesse caso, toda a verdade sobre ele e Shion deve ter sido revelada junto.


De uma forma ou de outra, a versão do anime é diferente. Sabemos que o anime alterou drasticamente o posicionamento do Shura, que se tornou "o mais fiel a Atena", tendo sido enganado por Saga. Mas os outros dois?


A referida explicação do Afrodite no mangá foi completamente retirada do anime. Ela poderia ter sido apenas editada para retirar o nome do Shura, mas não, ela foi totalmente apagada. Só o que resta é a sua convicção de que é necessário um grande poder para fazer justiça. Em momento algum do anime Afrodite revela saber da verdade.


No caso do Máscara da Morte, temos o diálogo com Dohko nos Cinco Picos, em que ele diz saber que o Grande Mestre é maligno. Ele admite não se importar com o fato de o Grande Mestre querer matar Atena e dominar o Santuário. Mas devemos lembrar que, na versão do anime, Saga cometeu atrocidades desde que assumiu o posto, como guerras e caos em vários países (episódio 16) e até mesmo a construção de uma pirâmide na Sibéria via trabalho escravo (episódio 21).


Ou seja, sua maldade não era tão oculta quanto no mangá. Ainda que a maioria do exército de Atena não soubesse disso, no mínimo seus subordinados que participaram desses atos sabiam. É de se supor que alguns cavaleiros de ouro soubessem, e, nesse caso, Máscara da Morte seria um deles. Mas isso não significa que eles soubessem de toda a verdade sobre o Grande Mestre; apenas se pode garantir que eles sabiam que ele era maligno, como Máscara da Morte afirmou a Dohko.


Já na Jump Gold Selection 2, o perfil de Máscara da Morte diz: "Partidário do princípio 'o poder é justiça', jurou lealdade ao Grande Mestre apesar de conhecer sua verdadeira identidade". Esse trecho não é necessariamente conclusivo; a "verdadeira identidade" pode ter o sentido de que ele sabia da natureza maligna do Grande Mestre, e não necessariamente quem ele é. No entanto, é o mesmo termo utilizado na ficha de Aiolos, mostrada acima, ao mencionar que ele reconheceu o rosto do Grande Mestre. Levando-se em conta que no mangá ele provavelmente sabia sobre o Saga, o mais provável é que essa passagem confirme que ele também sabia no anime.


Já no caso do Afrodite, a mesma Jump Gold Selection 2 confirma que Afrodite conhecia a maldade do Grande Mestre no anime. No entanto, ainda que ele fosse conivente com seus atos, não há nenhuma passagem sequer sugerindo que ele soubesse sobre seu passado. Isso só ocorre no mangá. Então, será que Afrodite não sabia quem era o Grande Mestre na versão do anime?

 

Voltando ao mangá, não há dúvidas de que Shaka não sabia da verdade sobre o Grande Mestre. Ele mesmo pede a Mu que conte a verdade no capítulo 45.


Mas o final da Batalha das Doze Casas no anime é muito diferente do mangá. O diálogo durante a luta entre Ikki e Shaka é idêntico no mangá e no anime. Shaka diz que não existe bondade perfeita nem maldade perfeita, que ele é capaz de ver a essência das pessoas e que a essência do Grande Mestre é justiça. Essa explicação, vista de forma isolada, acaba sendo um tanto ambígua. E ela ganha contornos diferentes no final da saga.


Quando Shaka traz Ikki de volta, há uma mudança no diálogo. No mangá, ele pede para que Ikki evite matar o Grande Mestre, pois ainda sente que a essência dele seja boa. Já no anime, o que Shaka diz é que talvez os cavaleiros de bronze sejam a força necessária para mudar o mundo e que ele quer acreditar nisso.


Quando a verdade é finalmente revelada, o anime retirou a conversa entre Shaka e Mu e o seu espanto pela revelação. No lugar disso, vemos que Milo não acredita que Saga possa ser o vilão da história e então Shaka o interrompe, dizendo sucintamente: "Saga tem duas faces: a face boa e a face má".


Qual a impressão que os diálogos passam? No mangá, Shaka fica incrédulo por ter sido enganado, traído pela sua própria habilidade de ver a verdade sobre tudo. Já no anime, ele parece ciente e conformado com a dupla personalidade de Saga, mas vê nos cavaleiros de bronze uma esperança para acabar com isso. É como se ele soubesse da natureza maligna do Grande Mestre e apenas não via como isso poderia ser corrigido.


Há de se levar em conta ainda que, no mangá, Shaka não via o lado maligno de Saga porque o Lemur, explicado em Saint Seiya Origin, era o responsável por isso. Já no anime não há Lemur nenhum, o lado maligno sempre foi o próprio Saga. E isso não é simplesmente porque Origin foi lançado muito tempo depois do anime; mas também porque o anime cortou a parte do mangá clássico (capítulo 45) em que se vê o Lemur saindo do corpo de Saga. Sendo assim, era de se esperar que Shaka pudesse enxergar seu lado maligno na versão do anime. Portanto, será que realmente Shaka sabia da verdade no enredo do anime?

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


Post: Blog2 Post
bottom of page