top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

A FORMA FALSA DA ARMADURA DE SAGITÁRIO

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Uma das dúvidas mais recorrentes dos fãs é sobre aquela primeira versão da armadura de Sagitário, muito diferente da versão que estamos acostumados. Seria uma armadura falsa? Por que seu formato era tão estranho? Vamos recapitular o que acontece no mangá e no anime.

 

No mangá, logo no capítulo 3, Saori diz a um grupo de jornalistas que aquela armadura de ouro havia sido adquirida por Mitsumasa Kido no norte da Europa (lembrando que a Grécia não fica no norte da Europa). No anime, a explicação ocorre no episódio 3, no meio da Guerra Galática. Saori diz que foi Mitsumasa Kido quem recebeu a armadura de Sagitário, sem dizer de quem. Vale lembrar que a história de Aiolos ainda não havia sido revelada no mangá nessa época.


Quando finalmente se chega à batalha contra Misty de Lagarto, o cavaleiro de prata não diz nada sobre a armadura de ouro no anime. Já no mangá, um detalhe importante: Misty debocha de Seiya por ele achar que aquela armadura era verdadeira (capítulo 21). O cavaleiro de prata acreditava que ela não era autêntica.


O próprio Seiya foi influenciado a achar que a armadura era falsa. Quando Saori revelou ser Atena (capítulo 24), ela disse que a armadura era a prova de que falava a verdade. Mas Seiya não acreditou que Saori pudesse ser Atena e disse que nem os próprios cavaleiros de prata deram importância à armadura de ouro, por ela ser falsa. Ele só reconsiderou ao lembrar que a armadura o havia ajudado na luta contra Ikki. Jamian de Corvo viria então a ser o primeiro enviado do Santuário no mangá a realmente tentar recuperar a armadura de ouro - em vão.

 

Posteriormente, quando Saori interrompe a luta entre Seiya e Aiolia, todo o passado se revela. No anime, ela diz que "Mitsumasa Kido fez tudo o que podia para esconder a armadura de ouro". No mangá a revelação é mais clara ainda, pois Saori diz: "Ao deixar da Grécia, Mitsumasa Kido trabalhou na armadura de ouro para que parecesse uma antiguidade dos países nórdicos".


Este é o capítulo 27 do mangá, complementando a explicação dada anteriormente no capítulo 3, já mencionado. Mas isso já havia sido comentado no capítulo 26. Quando o Grande Mestre (Saga) conversa com Milo de Escorpião e Aiolia de Leão, ele suspeita: "A armadura de ouro de Sagitário chegou às mãos de Mitsumasa Kido, que a guardou no Japão. É possível que durante todo esse tempo ele a tenha camuflado para que parecesse falsa". O anime omitiu esse comentário.


Em resumo, no mangá Mitsumasa Kido alterou a forma da armadura de Sagitário para que ela parecesse falsa e, assim, enganar o Santuário. Essa tática funcionou parcialmente, pois conseguiu enganar Misty, que pensava que aquela armadura era falsa. Mas não era falsa, era autêntica.


No caso do anime, a julgar pelo que Saori disse, Mitsumasa Kido também foi o responsável por camuflar a armadura. A Jump Gold Selection 1 explica que, no anime, a armadura "teve a configuração alterada para escapar aos olhos de Arles".


Vale mencionar que, exclusivamente na versão do anime, Ikki havia sido enviado pelo Santuário para recuperar a armadura de Sagitário. Várias passagens confirmam isso, como a fala de Gigars no episódio 16: "Se o tal Ikki não conseguisse a armadura de ouro, Dócrates iria pegá-la". Então, aparentemente, no anime não adiantou de nada Mitsumasa Kido ter alterado a forma da armadura. O Santuário já sabia que aquela era a armadura verdadeira desde que foi mostrada na Guerra Galática e por isso enviou Ikki para recuperá-la.

 

A pergunta que fica é: como Mitsumasa Kido modificou a forma de uma armadura de ouro? Ninguém sabe dizer com certeza. Pode ser que ele tenha despejado muito ouro (ou qualquer outro material que proporcionasse aquele tom de dourado) por cima da armadura. Ou pode ser que a própria armadura de Sagitário tenha se modificado (por vontade dela mesma, ou de Aiolos) por saber das intenções nobres de Mitsumasa Kido.

 

Do ponto de vista da criação do mangá, é difícil saber se a mudança de design da armadura tenha sido planejada desde o início ou não. Há quem diga que Kurumada inicialmente pretendia mostrar apenas a armadura de Sagitário; daí, quando ele decidiu mostrar as outras, ele se viu obrigado a redesenhá-la. Porém, isso não parece ser verdade. Logo no capítulo 3 Saori diz que existem 12 armaduras de ouro. E Kurumada já declarou em entrevista: "As 12 constelações do Zodíaco estavam reservadas para os oponentes desde o início".


A primeira versão da armadura de Sagitário foi publicada no mangá em abril de 1986. Em junho foi fechado o acordo para a criação do anime. O patrocínio da Bandai foi firmado oficialmente em setembro, mas os planos já estavam em estágio avançado antes disso. Ainda em setembro, o mangá publicaria o comentário de Misty acreditando que a armadura era falsa. O primeiro episódio do anime ocorreria no mês seguinte, outubro de 1986. Essas datas da produção do anime são mencionadas nos booklets da Pegasus Box e da Dragon Box.


De acordo com Shingo Araki no booklet da Phoenix Box, o novo design das armaduras de bronze do anime foram idealizados pela Bandai. E o primeiro editor do mangá de Saint Seiya, Hideyuki Matsui em entrevista, especulou que a mudança de formato da armadura de Sagitário também pode ter sido influência da Bandai: "Uma grande característica de Saint Seiya foi o grande sucesso das armaduras de brinquedo. Portanto, se houve uma melhoria no design, provavelmente foi um pedido da Bandai".


Kurumada já revelou em entrevista que sempre teve em mente fazer armaduras mais curvilíneas desde o início: "A aparência vem das antigas armadura ocidentais, mas em vez de lhes dar um aspecto quadrado, tentei dar um design ligeiramente curvo". Mas é notável que elas foram ficando ainda mais curvilíneas com o passar do tempo. Tal qual a primeira versão da armadura de Sagitário, as primeiras armaduras de bronze do mangá ainda apresentavam um aspecto meio quadrado no peitoral, especialmente quando comparadas com as suas versões no anime. Por sinal, a primeira versão de Sagitário sequer foi apresentada na forma object no mangá, sendo algo exclusivo do anime.


E Kurumada já comentou em outra entrevista que achava lindo o traço do anime, e que o estilo de desenho mostrado no anime o influenciou no mangá:

- Que impressão você tem, como autor, sobre o anime de Saint Seiya?
- Ah, eu acho que foi bom. O desenho do Sr. Araki era melhor que o original, não era? (Risada). Quando vi os desenhos pela primeira vez fiquei surpreso e pensei "magnífico". Foi lindo vê-los realmente se mexendo com charme e sensualidade. (...)
- Houve coisas do anime que retroalimentaram o trabalho original?
- Houve. (...) Houve também uma parte da obra original que foi influenciada pelo estilo de desenho do anime.

Não há como confirmar, mas provavelmente a Bandai deve ter pedido a Kurumada para redesenhar a armadura de Sagitário visando a coleção das doze armaduras de ouro. Ou talvez ele mesmo tenha achado melhor redesenhá-la, para deixá-la com o aspecto mais curvilíneo. Não seria a primeira vez: Kurumada mencionou em entrevista que se livrou do elmo da armadura de Pégaso V2 porque ele não o agradava. De uma forma ou de outra, a criação das armaduras de prata e o contato com as armaduras do anime devem ter ajudado Kurumada a aprimorar o design.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page