top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

O NONO SENTIDO É O SENTIDO DOS DEUSES?

Atualizado: 22 de mar. de 2022

Ao longo dos anos, vários conceitos se espalharam na internet sem que as pessoas soubessem a fonte ou mesmo se eles estavam certos. Um deles é o nono sentido. Todo mundo já ouviu falar nele alguma vez, mas esse termo jamais havia sido sequer citado em lugar algum da franquia até o início de 2017. Foram 30 anos de Saint Seiya sem nem uma única menção ao nono sentido. Se ele nunca havia sido citado, como é que todos o conhecem? Qual é o sentido dos deuses afinal?


A origem dessa discussão é um trecho do Hipermito. Ele menciona a "Grande Vontade", que seria o sentido "que vai muito além dos demais" e que aqueles que o manifestam são "reverenciados como deuses". Entretanto, o Hipermito nunca falou em nono sentido. Os fãs conhecem a Grande Vontade como nono sentido apenas porque oito sentidos foram apresentados na saga clássica. Se Shaka era o mais próximo dos deuses em função do oitavo sentido, faria sentido os deuses possuírem o nono.


Os oito primeiros sentidos foram baseados nos oito níveis de consciência do budismo, sendo o oitavo o Arayashiki/Alayavijnana (阿頼耶識). Algumas escolas consideram o Amarashiki/Amalavijnana (阿摩羅識), que significa a "consciência imaculada", como sendo uma nona consciência. Se a Grande Vontade também tiver sido baseada nas doutrinas do budismo, ela pode acabar sendo chamada de amarashiki e seria de fato o nono sentido.


Possivelmente o termo "nono sentido" foi popularizado pelo Zeus Chapter, um mangá não-oficial de relativo sucesso criado por Iro Sakamihara no início dos anos 2000, que chama explicitamente o sentido dos deuses de nono sentido.


Por outro lado, quando o Hipermito foi publicado (1988), o oitavo sentido nem havia sido revelado no mangá ainda. A rigor, a Grande Vontade poderia ter sido chamada de oitavo sentido naquela época. Atualmente ela poderia ser o nono, o décimo, o décimo primeiro, etc., dependendo de quantos existam - não há lugar algum na franquia dizendo que são nove no total. Porém, provavelmente o último sentido no cânone seja o nono mesmo (supondo que ele exista), porque os cavaleiros já atingiram níveis divinos e não deve haver muito mais além disso.


A primeira menção explícita ao nono sentido na franquia foi com Aiolos do Mundo Perdido, no capítulo 67 do spin-off Episódio G Assassin. Ele foi despertado quando um enorme fluxo de emoções em Aiolos permitiu superar o oitavo sentido, sendo um poder suficiente para rivalizar com a Exclamação de Atena (capítulo 67) e para derrotar Zeus (capítulo 79). É uma demonstração de poder equiparável à dos deuses, embora ainda não tenha ficado claro qual é a percepção sensorial (o sentido propriamente dito) que esse nono sentido fornece.


No capítulo 19 de Episódio G Réquiem, foi abordado o inédito 10º sentido. Ele seria a "consciência divina absoluta" e foi despertado por Shura. Segundo o capítulo, Shura transcendeu o conceito de humanidade após vagar por inúmeras dimensões. Até o momento, é difícil de se saber como a Grande Vontade se relaciona com o nono e o décimo sentidos dos mangás do Okada.


Falando de outro spin-off, por muitos anos houve quem defendesse que Asmita em Lost Canvas havia despertado o nono sentido ao criar o rosário. O texto na internet é sempre o mesmo, dizendo que "ao usá-lo todo seu corpo foi destruído, porque o cosmo queima-o completamente" (vocês podem conferir no Google por vocês mesmos alguns sites com esse trecho). Porém, no capítulo 100 ele mesmo diz que pertenceu a este mundo apenas para alcançar o oitavo sentido. E no capítulo 131, quando Sísifo também desperta o oitavo sentido, Tenma comenta que o cosmo é semelhante ao de Asmita na ocasião do rosário.


Na coleção Tokumori, Shion diz que os cavaleiros de bronze nos Elíseos elevaram seus cosmos a uma dimensão que supera o nível do oitavo sentido para despertarem as armaduras divinas. Teria sido isso o nono sentido então? Se o nono sentido for o sentido dos deuses, isso não seria tão absurdo quanto parece. Se os protagonistas precisaram despertar o sétimo sentido (o sentido dos cavaleiros de ouro) para transformar suas armaduras em versões douradas, seria coerente eles terem despertado o nono sentido (o sentido dos deuses) para transformá-las em versóes divinas.


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Post: Blog2 Post
bottom of page