top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

AS ARMADURAS DIVINAS

Atualizado: 29 de dez. de 2022

As armaduras divinas são consideradas as formas finais das armaduras do exército de Atena. Elas surgem quando o cavaleiro eleva seu cosmo ao máximo após receberam o sangue divino. Na saga clássica, foram essenciais nas batalhas contra os deuses gêmeos e Hades.


É importante deixar claro que não basta o sangue de Atena para despertar a armadura divina. A própria obra clássica já mostrou isso. Os cavaleiros de bronze receberam o sangue da deusa em suas armaduras (capítulo 80 do mangá e episódio 12 do anime em Hades: Santuário) e elas se regeneraram por completo, mas não se tornaram divinas. Isso só aconteceu quando Seiya queimou seu cosmo "ao infinito", "mais forte do que nunca". É preciso os dois fatores: sangue divino e elevação do cosmo ao máximo. A Coleção Tokumori confirma isso, explicando que é preciso elevar o cosmo a um nível mais alto do que aquele necessário para despertar o oitavo sentido.


No capítulo 14 de Next Dimension é explicado que as armaduras divinas são uma forma ilusória da armadura, que aparece após o cavaleiro elevar seu cosmo ao máximo. Concluída sua missão, as armaduras retornam às suas formas normais. Isso faz todo sentido, pois o mangá clássico já havia indicado isso com as armaduras de bronze douradas da saga de Poseidon. Elas apareceram quando os cavaleiros de bronze elevaram seus cosmos ao sétimo sentido, após receberam o sangue dos cavaleiros de ouro. Findadas as batalhas, retornaram às suas formas normais.


Muitos fãs chamam as armaduras divinas (God Clothes) de kamuis, graças a uma fala do deus do sono Hypnos. Mas foi o próprio Hypnos que explicou a diferença entre as armaduras divinas e as verdadeiras kamuis, tanto no mangá (capítulo 107) quanto no anime (episódio 4 de Hades: Elíseos). Os dois termos definitivamente não são sinônimos, e não deveriam ser usados como tal.


Inicialmente, Thanatos estava incrédulo a respeito da armadura de Pégaso ter se tornado uma kamui, dizendo: "Como o próprio nome sugere, apenas os deuses mais poderosos podem trajar kamuis... os 12 deuses supremos do Olimpo liderados por Zeus!". O nome "kamui" (神衣) é escrito com os kanjis "神", que significa "deus", e "衣", que significa "vestimenta". Daí, "vestimenta dos deuses". Então, Hypnos explicou a situação e completou: "Armaduras revividas através do sangue de um deus podem se aproximar do nível de kamuis. Elas podem se tornar armaduras divinas!". Ou seja, de fato as kamuis são os trajes divinos dos 12 deuses olimpianos e somente eles podem vesti-las. As armaduras divinas apenas se aproximam das kamuis.


O próprio Masami Kurumada, em entrevista, destacou essa passagem: "Em princípio, os deuses gêmeos as chamam de "kamui", mas após uma observação mais detalhada eles o chamam de "God Cloth", que se aproxima de uma kamui".


Na Enciclopédia, o texto realça essa diferença: "Todos os doze [deuses do Olimpo] vestiam armaduras chamadas de kamui. (...) Como todos os deuses, exceto Atena e Poseidon, sumiram nos céus junto com Zeus ainda na Era dos Deuses, essas kamuis passaram a ser comentadas apenas como lendas. Sabe-se que a armadura do cavaleiro que é restaurada pelo sangue de Atena torna-se uma presença muito próxima à das kamuis - as chamadas armaduras divinas". Para nós, na atualidade, resta imaginar como eram as kamuis através da aparência dessas armaduras divinas".


A Enciclopédia ainda complementa e diz que nem mesmo as armaduras que vimos Atena e Poseidon vestirem são kamuis: "Atena e Poseidon possuem cada qual a sua armadura e a sua escama (...). Por que eles abandonaram as suas kamuis e passaram a usar somente a armadura ou a escama? Se eles ainda possuem as kamuis, será que um dia eles precisarão usá-las de novo?".


Porém, Masami Kurumada na mesma entrevista deixou em aberto e disse que elas podem ser kamuis sim: "Atena a chama de armadura (cloth), mas essa armadura poderia ser uma kamui. Inclusive a escama de Poseidon e a súrplice de Hades na realidade poderiam ser kamuis". Então só o tempo dirá.


É peculiar o suspense que a Enciclopédia faz a respeito da primeira armadura divina na Era dos Deuses: "Hypnos (...) presenciou o nascimento das armaduras divinas. Qual terá sido a constelação da armadura que transformou em divina naquela época?". Parece um tanto óbvio que tenha sido a de Pégaso, uma vez que o cavaleiro de Pégaso mitológico foi o único nas eras mitológicas a conseguir ferir Hades (capítulo 110 do mangá). Esse tema também foi abordado em Lost Canvas, retratando o Pégaso mitológico com sua armadura divina (capítulo 78 do mangá e episódio 21 do anime).


As armaduras divinas já foram utilizadas em outras obras. A principal delas foi Soul of Gold, que introduziu as versões divinas das armaduras de ouro. Neste anime se estabeleceu que outros atributos de Atena, como lágrimas, podem ajudar a evoluir as armaduras para formas divinas temporárias (episódio 5). Em Episódio G Assassin, algumas armaduras divinas apareceram (por exemplo, a de de Câncer no capítulo 35), com um design praticamente idêntico ao de Soul of Gold.


Outras obras apresentaram evoluções diferentes das armaduras, que não são armaduras divinas, mas apresentam alguma similaridade. Em Ômega, as armaduras evoluíram quando os cavaleiros de bronze elevaram seus cosmos juntos a ponto de despertar o macrocosmo denominado Ômega (episódio 89). Em Saintia Sho, a armadura de Cavalo Menor evoluiu para uma dress, que é dita ser a verdadeira veste de uma saintia, quando foi tocada por uma lágrima de Atena após Shoko conseguir se comunicar com o seu coração (capítulo 85).

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page