ATÉ QUE PONTO O HIPERMITO É CANÔNICO?
Atualizado: 27 de mar. de 2022
O Hipermito ("A História das Grandes Guerras Santas") é apenas uma das várias seções do livro Cosmo Special, publicado em 1988 (no meio da saga de Poseidon) pela Shueisha. Ele é o maior destaque da Cosmo Special, por conter informações a respeito do surgimento do universo e das primeiras Guerras Santas. Mas ele é canônico?
Algumas coisas precisam ser deixadas claras:
Nunca houve confirmação de que ele foi inteiramente escrito por Masami Kurumada, embora leve sua autorização;
Com absoluta certeza Kurumada teve participação na criação do Hipermito, pois ele adianta informações da então futura saga de Hades. Além disso, na Cosmo Special também foi publicada a primeira parte de um outro mangá de Kurumada chamado Raimei no Zaji. Sendo o livro um data book referente ao mangá, é de se supor que todas as informações tenham sido elaboradas por Kurumada. Porém, isso não significa que o Hipermito de fato tenha sido inteiramente escrito por ele. Em outra seção da revista é dito que Afrodite dá muita importância para a beleza, algo que nunca aconteceu no mangá (mas aconteceu no filme A Lenda dos Defensores de Atena, que deve ter sido elaborado em paralelo com a revista). É muito possível é que o Hipermito tenha sido escrito pela Shueisha com colaboração e supervisão de Masami Kurumada.
O Hipermito apresenta um conceito de deuses humanos que não parece ser seguido na obra canônica;
O Hipermito propõe a ideia de que todos os deuses são humanos que despertaram a "Grande Vontade", inclusive Zeus, Hades e Poseidon. Mas o próprio Hipermito diz que Zeus é filho do titã Cronos, assim como o mangá clássico também diz isso em relação a Hades no capítulo 98. Além disso, Poseidon diz no mangá clássico (capítulo 66) que tudo que os humanos possuem foi dado pelos deuses, e Ártemis em Next Dimension (capítulo 16) diz que os humanos são bonecos feitos de terra criados pelos deuses. Então como é que os deuses eram humanos? Que conceito de "humanos" está sendo utilizado?
O curioso disso é que essa história de que os deuses do Olimpo eram humanos permaneceu na Enciclopédia Oficial, praticamente sem qualquer alteração em relação ao que foi dito no Hipermito.
Em 2001 foi publicada uma "versão renovada" do Hipermito que cortou várias passagens do Hipermito original.
A versão renovada do Hipermito acrescenta um resumo do mangá clássico e uma descrição mais detalhada da armadura de Libra, mas simplifica demais a história das Guerras Santas. Não se fala mais do deus do tempo Chronos, de Ikki ser o primeiro Fênix, de Ares, das 4 armaduras misteriosas, etc. Essas partes foram anuladas? É este o Hipermito que vale e não o original, ou os dois valem? O conceito de deuses humanos parece ainda estar mantido - o que cronologicamente faz sentido, já que a obra foi lançada no mesmo ano da Enciclopédia.
Em resumo, ao mesmo tempo que não dá para se afirmar com toda a certeza que o Hipermito é canônico, também não dá para descartar o que está lá. É possível que o Hipermito fosse 100% canônico enquanto o cânone pertencia à Shueisha - e foi assim durante muito tempo. Com a chegada do Next Dimension pela Akita Shoten, as coisas podem ter mudado um pouco. Também é preciso lembrar que o Hipermito trata a si próprio como uma pesquisa em andamento, o que já abre margem para mudanças futuras.
Talvez o ideal seja encarar assim: as informações do Hipermito são canônicas até que algum mangá canônico as desminta - o que poderia ser considerado um "retcon". Afinal, na dúvida o que vale são os mangás.
Algo importante a ser destacado é que isso não é exclusividade do Hipermito: a mesma coisa pode valer para a Enciclopédia e para a Coleção Tokumori. Elas e o Hipermito têm informações em comum, mas o site oficial já alterou vários dados presentes na Enciclopédia. Em todos esses casos nós usamos as informações (porque, afinal de contas, elas são oficiais), mas a qualquer momento o cânone de Saint Seiya pode descartá-las. E não haverá nada de errado nisso.
Comments