top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

DE ONDE VIERAM AS ROBES DE SOUL OF GOLD?

Atualizado: 25 de mar. de 2022

As robes divinas do anime clássico estavam associadas às 7 estrelas da Ursa Maior. Soul of Gold trouxe Saint Seiya de volta para Asgard e apresentou 7 novas robes divinas, diferentes daquelas vistas no anime clássico. De onde vieram elas?


Uma coisa que se pode afirmar é que elas não correspondem a estrelas da constelação da Ursa Maior como as do anime clássico, embora isso não seja afirmado - nem negado - em momento algum. Primeiro porque as robes divinas do anime clássico estavam espalhadas em Asgard de acordo com o posicionamento das estrelas da constelação da Ursa Maior (episódio 74), o que sugere que aquele é o único grupo de robes com essa característica. Segundo porque as robes divinas de Soul of Gold são nomeadas a partir de figuras mitológicas (por exemplo, Frodi de Gullinbursti), enquanto as do anime clássico são nomeadas a partir da estrela guardiã, apesar de também representarem figuras mitológicas em geral (por exemplo, Siegfried de Dubhe).


Por outro lado, também pode-se especular que elas estejam associadas à Yggdrasil. Logo no episódio 01 de Soul of Gold já é dito que a Yggdrasil fornece energia às novas robes divinas. Além disso, as câmaras da Yggdrasil correspondem de forma praticamente perfeita aos guerreiros deuses que as protegem:

  • Vanaheim (câmara dos heróis) - Frodi de Gullinbursti

  • Jotunheim (câmara dos gigantes) - Hércules de Tanngrisnir

  • Niflheim (câmara da névoa) - Sigmund de Granir

  • Muspelheim (câmara das chamas) - Surtr de Eixnir

  • Alfheim (câmara da luz) - Balder de Hraesvelgr

  • Svartalfheim (câmara da sabedoria) - Fafner de Nidhogg

  • Helheim (câmara dos mortos) - Utgard de Garm


O peculiar é que no anime existe uma câmara chamada Jaheim (câmara do gelo), que "esconde" a câmara Muspelheim. Na mitologia nórdica não existe nenhuma Jaheim. Não por acaso, Jaheim era protegida por Camus de Aquário, que também não é um guerreiro-deus. Pela lógica, deveria haver um guerreiro deus para a câmara do gelo, mas talvez Andreas tenha achado que isso não seria necessário uma vez que soube da relação entre Camus e Surtr.


Essa situação de uma câmara estar oculta atrás da outra pode fazer parecer que elas deveriam estar sendo protegidas por Shido e Bado, guerreiros deuses do anime clássico. Mas a associação não funciona muito bem. Não só Shido e Bado não estão relacionados a gelo e fogo, mas também já existia um guerreiro deus - Hagen - que manipulava tanto gelo quanto fogo. Definitivamente não parece que a Yggdrasil esteja relacionada com as robes divinas originais.


Embora também não seja claramente dito, é muito provável que a Yggdrasil seja uma criação de Loki. A árvore era controlada pela vontade de Andreas, conforme explicado por Mu (episódio 10). Alguém poderia contra-argumentar dizendo que, se a árvore realmente pertencesse a ele, alguém já saberia disso pelos documentos de Asgard. O problema é que esses textos nunca são muito específicos. No anime clássico, por exemplo, as escrituras se referem ao Templo Submarino de Poseidon como "um mundo onde vive e governa um grande rei" (episódio 100). E olha que Poseidon é de suma importância para Asgard, pois o território pertence a ele (episódio 97).


Há uma estátua de Odin na região central da Yggdrasil (episódio 6), mesmo que a árvore obviamente não seja dele. As novas safiras também são "de Odin", embora nitidamente sejam malignas. São vários detalhes para fazer crer que a árvore seja uma benção de Odin, o que se associa a Andreas ter passado a ser o representante de Odin em Asgard, e Balder ter pensado que o seu poder divino veio dele.


Além disso, Loki na mitologia é conhecido como o deus da trapaça, o que combina tanto com a Yggdrasil quanto com sua atuação no anime. A lenda de Asgard diz: "Alimentando-se da força vital daqueles enganados por falsa prosperidade, Yggdrasil cria raízes na terra" (episódio 6). Curiosamente, Loki nunca foi chamado de deus da trapaça em Soul of Gold - o termo usado foi "jashin", que significa "deus maligno", mas foi traduzido como "falso deus".


As robes dos guerreiros deuses de Soul of Gold são realmente chamadas de "robes" (desde o episódio 1), da mesma forma que as robes dos guerreiros deuses originais. Como se sabe, no anime clássico (episódio 98), as safiras presentes nas robes têm o poder de invocar a robe divina de Odin. Então, os guerreiros deuses de Soul of Gold usarem robes soa como se eles também fizessem parte do exército de Odin. Isso até seria coerente com a ideia da enganação causada pela Yggdrasil, pois era de se esperar que os guerreiros de Loki trajassem vestimentas com outros nomes. Entretanto, até o traje de Loki também é chamado de "robe".


Uma teoria razoável é que talvez Loki tenha se feito passar por aliado de Odin nas eras mitológicas e, naquela época, o tenha convencido de que a Yggdrasil seria benéfica para Asgard. Isso explicaria o fato de Loki também usar uma robe e também explicaria o motivo de haver guerreiros deuses específicos para proteger a árvore. Essas novas robes devem ter sido seladas junto com a árvore e trazidas de volta por Andreas no século XX.

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page