COMO SERIA SE ASGARD FOSSE CANONIZADA?
Atualizado: 19 de mar. de 2022
No Japão, Asgard está longe de ser uma saga querida pelo público. Ryo Mito, o produtor do jogo Saint Seiya Soldiers' Soul, disse em entrevista que os japoneses conheceram a franquia pelo mangá, então a saga de Asgard não está muito enraizada em suas mentes.
Já no ocidente, muitos a consideram uma das melhores sagas, mesmo sendo filler. É por isso que eventualmente alguns fãs expressam seu desejo de que a saga fosse canonizada por Kurumada. Mas isso seria possível? Partindo da premissa óbvia de que Kurumada não ia alterar o mangá só para encaixar uma saga filler, mudanças em Asgard teriam de ser feitas.
Serão listadas aqui quais adaptações teriam que ocorrer na saga de Asgard para que ela pudesse ser incorporada no mangá, preservando o essencial que foi mostrado no anime.
Em que momento ela ocorreria?
É simplesmente impossível ela permanecer entre as sagas das Doze Casas e de Poseidon. No mangá, nesse momento os cavaleiros de bronze ficam em coma e só acordam quando Atena vai ao Templo Submarino. Asgard teria que ser deslocada para outro ponto do roteiro.
É claro que ela não poderia ser remanejada para antes das Doze Casas. E entre as sagas de Poseidon e Hades também não funcionaria, pois o intervalo de tempo entre elas é minúsculo (inexistente na prática). Entre a saga de Hades e o Next Dimension também não há como, já que Seiya está incapacitado pela espada de Hades.
Quando (se) Atena salvar Seiya em Next Dimension, muito provavelmente dar-se-á início a uma saga do Céu - o que também inviabiliza Asgard. Logo, sua realocação só poderia se dar após a saga do Céu, se todos sobreviverem. Seria até coerente ir para uma mitologia diferente após a batalha final contra o panteão grego (algo que aconteceu na franquia God of War, inclusive).
Qual seria o argumento principal?
No anime clássico, Poseidon usou o Anel de Nibelungo para controlar Hilda de Polaris, com o intuito enfraquecer o cosmo de Atena e então atacar a Terra. Para que a saga de Asgard se encaixe após a batalha contra o Olimpo, seria preciso saber o que acontecerá com Poseidon/Julian Solo. Se ele ainda estiver preso na ânfora, por exemplo, ele poderia induzir Hilda a retirar o selo.
Por outro lado, não parece provável que Kurumada vá querer libertar Poseidon só para que Atena o enfrente mais uma vez na mesma época. Sendo assim, uma saga de Asgard canônica teria de se dissociar totalmente de Poseidon.
Talvez o ideal aqui seria uma inspiração em Soul of Gold. O deus Loki seria o responsável por colocar o Anel de Nibelungo em Hilda para poder governar Asgard e tentar dominar o mundo.
Que outras mudanças seriam feitas?
Sendo Loki o vilão, seria esperado um confronto final contra ele após os guerreiros-deuses serem derrotados e Hilda ser salva do Anel de Nibelungo. De preferência só contra ele, sem um exército protetor, para não ficar repetitivo. Assim, nada do que aconteceu em Soul of Gold seria incorporado, com exceção de Loki.
Sorento de Sirene não deveria aparecer na reta final da saga e ser confrontado por Siegfried. Afinal, se Poseidon não está envolvido, não há motivo para o general marina ir lá. A não ser que sua intenção seja diferente: ele vá até Asgard para ajudar os cavaleiros de bronze contra Siegfried. Supondo, é claro, que Sorento ainda esteja vivo após todas as sagas que vierem antes.
Não poderia haver o ataque de Shido e Bado contra Aldebaran, uma vez que o cavaleiro de Touro já estaria morto. Caso ele acabe revivendo para a saga do Céu (por qualquer razão que seja) e permaneça vivo, junto dos outros cavaleiros de ouro, não haveria motivo para eles permanecerem no Santuário em vez de irem para Asgard, como aconteceu no anime. Nesse caso, um novo pretexto para retirá-los de cena teria de ser criado. Por isso, seria melhor que eles continuassem mortos.
Outras mudanças pontuais decorreriam do próprio roteiro original. É peculiar ver que Odin sabia de tudo que se passava em Asgard e mesmo assim deixou as geleiras derreterem. Também pode soar estranho as robes divinas serem protegidas por estrelas da constelação da Ursa Maior, sendo que essa constelação está associada a uma armadura no exército de Atena (a armadura do Geki).
Comments