top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

CURIOSIDADES SOBRE OS CAVALEIROS DE OURO

Atualizado: 18 de mai.

Os doze cavaleiros de ouro da saga clássica estão entre os personagens mais queridos da franquia. Aqui está uma lista rápida de curiosidades sobre cada um deles, nas mais diversas obras.


  • MU DE ÁRIES


Há quem pense que Atla, o menino com o assustador poder telecinético em Lost Canvas, é o Mu. Porém, é evidente que isso não faz sentido. Mu na saga clássica tem 20 anos e o Lost Canvas ocorre mais de 200 anos antes.


No entanto, Mu realmente faz uma aparição em Lost Canvas. Ela ocorre no último volume, em um capítulo extra de apenas 5 páginas (como se fosse um pós-último capítulo), retratando o século 20.


Mu está conversando com o Mestre Ancião nos Cinco Picos a respeito do Grande Mestre, o qual ele suspeita não ser seu mestre Shion. Dohko confirma que Shion jamais sucumbiria ao mal, mas que um cosmo maligno realmente se esconde no Santuário.


  • ALDEBARAN DE TOURO


No mangá clássico, ao final da batalha das Doze Casas, Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga estão em coma na UTI em um hospital da Fundação Graad. Enquanto Atena cuida deles, Aldebaran de Touro fica de guarda para proteger a deusa e os cavaleiros de bronze.


Sorento de Sirene invade o lugar e acaba duelando contra Aldebaran. A música da flauta reduz o poder do cavaleiro de ouro a 1% de sua capacidade e ele decide furar os próprios tímpanos para se livrar do som. Porém, a perda da audição não adiantou nada, pois aquelas ondas sonoras viajam direto para o cérebro do oponente. A luta acabou sendo interrompida pela própria Atena.


Essa cena é exclusiva do mangá, pois o anime mudou completamente o início da saga de Poseidon.


  • SAGA DE GÊMEOS

Segundo uma História Lateral escrita pela Toei para complementar o enredo do anime (e apenas do anime), Saga atacou Shion disfarçado de marina de Poseidon. A história se chama "Saga! Prenúncio da Ambição" e conta como Saga matou o mestre Arles, tentou matar Atena e acusou Aiolos de traição.


Saga matou um marina e pegou sua escama. Disfarçado de marina, ele tentou matar Shion, mas o plano deu errado. Arles descobriu que o marina era Saga e, por isso, foi morto por ele.


  • MÁSCARA DA MORTE DE CÂNCER

Na novel Gigantomaquia, o misterioso personagem Mei se torna o cavaleiro de Coma Berenices (ou Cabeleira de Berenice). Segundo a novel, essa é uma das 4 armaduras do exército de Atena que não se encaixam nas patentes ouro, prata ou bronze.


A obra revela que ele é um dos 100 filhos de Mitsumasa Kido e que havia realizado seu treinamento na Itália, mas nunca retornou. Lá, ele foi discípulo de ninguém menos que Máscara da Morte - que é italiano.


  • AIOLIA DE LEÃO

No Episódio G, Aiolia por diversos momentos demonstra dominar o sétimo sentido, se deslocando e executando golpes à velocidade da luz. No entanto, há uma cena em que ele aparenta despertá-lo pela primeira vez somente no volume 15 do mangá, de um total de 20 volumes.


A principal história do Episódio G se passa 7 anos antes da Guerra Galática. Justamente por isso, é de se esperar que os cavaleiros ainda não estejam na plenitude do seu poder, ainda que o mangá dê a impressão do inverso.


Mas é curioso Aiolia não ter despertado o sétimo sentido ainda, mesmo já trajando a armadura de Leão há 6 anos, considerando que ele já era capaz se mover na velocidade da luz - e às vezes até ultrapassá-la.


  • SHAKA DE VIRGEM

No mangá clássico, ainda durante o treinamento de Ikki, Jango já era o líder dos cavaleiros negros. Quando Ikki derrotou Guilty, ele ainda não pôde vestir a armadura de Fênix porque Jango a havia roubado. Ikki precisou ir atrás dele e derrotá-lo.


Shaka havia sido enviado até a Ilha da Rainha da Morte para matar Jango, pois os rumores diziam que ele era um adversário perigosíssimo. Porém, quando o cavaleiro de Virgem chegou na ilha, Ikki já o havia derrotado. Shaka então concluiu que Jango não era grande coisa.


Ikki ficou irritado por Shaka ter feito pouco caso dele. O cavaleiro de Fênix o atacou, mas Shaka o derrotou sem o mínimo de esforço. Quando Ikki aceitou a derrota e pensou que morreria, Shaka poupou sua vida. Ele explicou que Ikki ainda possuía justiça no fundo do coração, apesar de estar tomado pelo ódio.


  • DOHKO DE LIBRA

No anime clássico, uma cena filler afirma que Mestre Ancião deixou os Cinco Picos Antigos para poder elevar seu cosmo e enfrentar o Grande Mestre usurpador. Isso é revelado no episódio 39.


Isso é curioso, pois Dohko não deveria sair dos Cinco Picos sob hipótese alguma. O mais peculiar dessa história é que Dohko acabou não indo para o Santuário combater Saga, sem que seja explicado o motivo.


  • MILO DE ESCORPIÃO

Originalmente o mestre de Hyoga no mangá clássico seria Milo. Quando o cavaleiro de Cisne está visitando sua falecida mãe e o navio começa a afundar ainda mais, o capítulo publicado na Weekly Shonen Jump mostra a silhueta do seu mestre trajando a armadura de Escorpião. Mesmo quando Hyoga cai na Casa de Libra após sair da Outra Dimensão, seu mestre ainda é o cavaleiro de Escorpião.


Em entrevista à revista Saint Cloth Chronicle, em 2008, Masami Kurumada comentou a respeito:

- Há algum personagem que tenha sido alterado o que havia planejado para ele?
- No começo, eu iria fazer o mestre de Hyoga ser Milo, mas então pensei que o gelo tinha que estar relacionado à água, então eu mudei para Camus.

  • AIOLOS DE SAGITÁRIO

Pouca gente percebe, mas Aiolos assinou seu próprio nome com R no testamento. ΑΙΟΡΟΣ = AIOROS.


Aiolos tem seu nome derivado de Éolo, o deus dos ventos. Os japoneses pronunciam "Aioros", mas, por lógica, seu nome deveria ser escrito com L. Porém, o próprio Aiolos escreveu seu nome com a letra grega , que equivale ao R, no testamento da Casa de Sagitário.


  • SHURA DE CAPRICÓRNIO

"Shura" quase foi o nome do cavaleiro de Gêmeos. Na Jump Gold Selection 3, Masami Kurumada explicou sobre o nome "Shura":

No começo, eu pensei em chamar o cavaleiro de Gêmeos de Shura. Tirei o nome Shura de Asura, queria expressar alguém que gostasse mesmo de lutar. Como eu tinha gostado muito deste nome, decidi usá-lo para o Cavaleiro de Capricórnio, por ser adequado ao homem que derrotou Aiolos.

  • CAMUS DE AQUÁRIO

Em Soul of Gold, Camus foi retratado como um traidor porque, segundo o diretor Joji Furuta em entrevista, os personagens de gelo são propícios para se tornarem traidores.


Tínhamos 12 cavaleiros de ouro diante de 7 adversários, então um deles [Camus] teve que se juntar ao outro lado para manter o equilíbrio das forças. Nós seguimos o teorema de Saint Seiya que 'o personagem relacionado ao gelo é muito propício para se tornar um traidor' (risos).

Furuta provavelmente se referiu ao fato de que todos os personagens manipuladores do ar frio se tornaram "traidores" em algum momento nas animações clássicas. O primeiro foi o Cavaleiro de Cristal, que recebeu o Satã Imperial e acabou enfrentando Hyoga. O segundo foi o próprio Hyoga, que sofreu uma lavagem cerebral de Durval no filme A Grande Batalha dos Deuses. E o terceiro foi Isaak, que era amigo de Hyoga e se tornou marina de Poseidon.


  • AFRODITE DE PEIXES

Em Episode Zero, a versão canônica da fuga do Aiolos revelou o cavaleiro de Sagitário enfrentou Afrodite antes de enfrentar Shura. Anos antes, o jogo A Batalha do Santuário, para PS3, já havia mostrado Aiolos fugindo com o bebê Atena e tendo de enfrentar Afrodite.


O diálogo no jogo revela bastante sobre suas personalidades originais do mangá. Aiolos é o cavaleiro exemplar, mártir, defensor de Atena acima de todas as coisas. Já Afrodite é o cavaleiro humano, realista, que acredita ser necessário um grande poder para manter a paz na Terra. Para ele, os cavaleiros não podem esperar até que o bebê Atena cresça, pois haverá uma Guerra Santa dentro de poucos anos.


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page