CURIOSIDADES SOBRE A GUERRA GALÁTICA
Atualizado: 22 de mar. de 2022
Muitos acham que o propósito da Guerra Galática era simplesmente promover um cavaleiro de bronze a ouro, principalmente na versão do anime. O torneio teria existido apenas por um mero capricho de Mitsumasa Kido. Na verdade, a Guerra Galática foi planejada para atrair o mal existente no Santuário.
Tanto o mangá (capítulo 27) quanto o anime (episódios 9 e 16) explicaram isso. A grande diferença é que, no mangá, Saori já sabia que era Atena. Aos jornalistas, ela disse que a Guerra Galática era um desejo de Mitsumasa Kido, por ser fã de artes marciais (capítulo 3), mas ela já sabia de tudo que havia ocorrido 13 anos antes.
Já no anime, Saori não sabia que era Atena. Ao realizar o torneio, ela estava literalmente cumprindo o desejo de seu avô adotivo. Ela sabia que o torneio pretendia atrair um grande mal, mas sem saber que se tratava do Santuário. Isso só foi descoberto quando Ikki foi derrotado e Dócrates apareceu (episódio 15).
A participação de Hyoga na Guerra Galática é bem peculiar. No anime (episódio 3), ele decidiu participar do torneio apenas porque soube da luta entre Seiya e Geki e quis desafiar o cavaleiro de Pégaso. Já no mangá (capítulo 5), Hyoga foi enviado pelo Santuário para matar os cavaleiros de bronze, que violaram as regras da cavalaria ao lutaram por causas pessoais. A Guerra Galática, como mencionado, servia justamente para atrair o mal oculto no Santuário.
Hyoga havia recebido uma carta do Santuário informando onde estava a armadura de Cisne e ordenando que ele fosse até o Japão para matá-los. A carta foi escrita pelo seu mestre Camus, sob ordens do Grande Mestre (capítulos 5, 26 e 32). Durante o torneio, Hyoga presenciou atos de coragem e amizade (como o duelo entre Seiya e Shiryu) e começou a se questionar a respeito dos tais interesses pessoais. Não demorou muito para ele se unir aos cavaleiros de bronze.
Conforme explica a Jump Gold Selection 1, o anime achou melhor alterar o motivo da participação do Hyoga para evitar parecer que os protagonistas eram os vilões da história. Assim, em vez de Hyoga ter sido enviado pelo Santuário no anime, Ikki foi. No mangá, o ataque de Ikki não tinha nada a ver com o Santuário.
No anime, Seiya ainda estava tentando conquistar a armadura de Pégaso quando a Guerra Galática se iniciou. A primeira luta havia sido Jabu vs Ban, logo no primeiro episódio. Quando Seiya chegou ao Japão, sua luta contra Geki já seria no dia seguinte.
No entanto, no mangá é um tanto diferente. Seiya chegou ao Japão no dia em que Saori estava anunciando a Guerra Galática aos jornalistas. O torneio só iria começar 1 semana depois. A primeira luta deveria ter sido Hyoga vs Ichi mas, como Hyoga ainda não havia chegado, o torneio começou pela segunda luta: Seiya vs Geki. Jabu vs Ban foi a próxima.
Mas as lutas não foram todas no mesmo dia. Após Jabu vs Ban (capítulo 5), alguém na torcida vibra e pede "que o segundo combate comece". Isso só faz sentido se Seiya vs Geki tiver acontecido em outro dia, de modo que Jabu vs Ban tenha sido o primeiro combate daquele dia. No capítulo 6, Seiya vs Shiryu é anunciado como o terceiro combate, o que significa que esta luta foi no mesmo dia das duas anteriores. Já no capítulo 8, antes da luta Shun vs Jabu, o narrador diz que o torneio chegou ao seu quinto dia. É possível, portanto, que tenha havido 3 dias de luta, espaçados por 2 dias cada: no primeiro dia, Seiya vs Geki; dois dias depois, Jabu vs Ban, Hyoga vs Ichi e Seiya vs Shiryu; dois dias depois, Shun vs Jabu.
Um detalhe curioso é que muita gente pensa na Guerra Galática como se fossem lutas de apenas 1 round. Mas não era assim nem no anime (episódio 2) nem no mangá (capítulo 5). Cada confronto era constituído de até 3 rounds e quem vencesse 2 deles era o vencedor. Porém, na maioria dos confrontos houve apenas 1 round, pois o cavaleiro derrotado não estava em condições de continuar.
A animação clássica prestou homenagens a outras séries de sucesso da época, fazendo seus personagens aparecerem brevemente na arquibancada durante a luta entre Seiya e Shiryu. Um desses 'cameos' foi dos personagens de O Mágico de Oz (Homem-de-Lata, Dorothy, Espantalho e Leão Covarde). Isso se deu por uma animação de O Mágico de Oz ter sido transmitida de 1986 a 1987. A aparição emSaint Seiya ocorre no episódio 5, aos 19min32s.
Mas eles não foram as únicas celebridades homenageadas. Até mesmo o famoso Kenshiro, de Hokuto no Ken, e Mario, o ícone dos videogames, ganharam seu espaço. Aqui segue uma lista de quem apareceu e quando:
Kenshiro (Hokuto no Ken / Fist of the North Star)
Episódio 4 - 8min57
Taro Soramame (Dr. Slump)
Episódio 5 - 3min13s
Fandora (Mujigen Hunter Fandora)
Episódio 5 - 13min39s
Momo Minky / Gigi (Magical Princess Minky Momo / Gigi e a Fonte da Juventude)
Episódio 5 - 14min04s
Homem-de-Lata, Dorothy, Espantalho e Leão Covarde (O Mágico de Oz)
Episódio 5 - 19min32s
Mario (Super Mario Bros: Peach-hime Kyushutsu Dai Sakusen! / Super Mario Bros: Grande Missão para Salvar Princesa Peach!)
Episódio 5 - 19min32s
Pero (O Gato de Botas)
Episódio 5 - 19min32s
Comments