AFRODITE E SAORI EM SAINTIA SHO
Atualizado: 19 de mar. de 2022
Embora muitos pensem que Afrodite era maligno e narcisista, graças ao anime clássico e ao filme A Lenda dos Defensores de Atena, ele nunca realmente foi isso. Afrodite escolheu o lado do Grande Mestre Saga por achar que ele seria mais capaz de manter a paz na Terra do que Saori, como é dito no capítulo 42 do mangá clássico: "O que a jovem Atena poderia fazer? Foi o Mestre quem manteve a paz neste mundo".
Saintia Sho conta uma história paralela ao mangá clássico e busca ao máximo ser fiel a ele. E em Saintia Sho foi mostrado um diálogo interessantíssimo entre Afrodite e Saori, explicitando os ideais do cavaleiro de Peixes. Saori neste mangá esteve frente a frente com Saga e teve a chance de matá-lo, mas não o fez, e foi questionada por Afrodite.
- Por que você perdeu a oportunidade? Não estava frente a frente com o Grande Mestre? Mesmo assim... não encerrou a batalha que está por vir?
- Descobri que tipo de pessoa é o Grande Mestre. Está bem por hoje...
- Quão ingênua... assim não poderá aplicar justiça. Neste mundo cheio de batalhas, o poder equivale à justiça. Achei que, como deusa da guerra Atena, iria exercer sua justiça divina. Aqueles que não podem vencer, não podem se defender. Mas, como eu pensei, você é só uma menina sentimental.
Afrodite ainda continuou o discurso. E diferentemente da versão animada de Saintia Sho, Afrodite não fala sobre beleza em momento algum.
- Perdoe-me por esta contínua falta de respeito. Mas, como cavaleiro que protege a Terra... jurar lealdade a um desconhecido pouco confiável seria o mesmo que trair as pessoas deste mundo... E isso é algo que não posso fazer de forma alguma.
- É tal como você disse. É normal que um cavaleiro de ouro, possuidor de um grande poder, pense assim.
- Não sei, não posso saber o que pensam os demais. Afinal de contas... não sou um deus, sou um simples mortal sem o poder para conhecê-la em absoluto... Só posso conhecê-la dos mitos e dos registros do Santuário. Por isso, peço que me mostre que tipo de deusa você é... na batalha que virá.
Esse encontro de Saori com Afrodite e o Grande Mestre Saga deixou muita gente achando que isso seria um furo na cronologia. A alegação é a de que Saori não conhecia nenhum dos dois antes da batalha das Doze Casas. Mas afinal, esse encontro era ou não era possível no mangá clássico?
Vamos falar primeiro de Afrodite. No episódio 41 do anime clássico, Saori diz que os cavaleiros de ouro que ela e os protagonistas conhecem são apenas Aiolia, Aiolos e Milo. Porém, essa cena é um filler. No mangá clássico, Saori nunca citou quais cavaleiros de ouro ela conhecia. Ela nunca disse que conheceu Afrodite, mas também nunca disse que não conheceu.
Em Saintia Sho, Afrodite encontrou Saori durante a Guerra Galática (capítulo 16), após a luta entre Seiya e Shiryu. Diferentemente do que muitos pensam, as lutas do torneio não foram todas no mesmo dia. Na verdade, o torneio durou 5 dias até a luta entre Shun e Jabu, como mostra o capítulo 8 do mangá clássico. A luta entre Seiya e Shiryu foi a última do seu respectivo dia. E nada é mostrado entre esta luta e a de Shun e Jabu. O rapto de Saori, portanto, foi cronologicamente possível.
Agora vamos falar de Saga. No encontro com Saori, Saga está com os trajes de Grande Mestre e não revela seu nome - apenas se diz Grande Mestre. Ela o reencontraria ao final da batalha das Doze Casas, como cavaleiro de Gêmeos, prestes a cometer suicídio. Ela deveria tê-lo reconhecido?
Suas falas no mangá clássico e em Saintia Sho são rigorosamente idênticas. Ao se deparar com o cavaleiro de Gêmeos ajoelhado, Saori diz: "Você é...!?". Muitas versões do mangá clássico traduziram essa fala como "Quem é você?!", o que faz sentido no contexto do mangá clássico, mas ao pé da letra não foi isso que ela disse. Tendo ou não tendo visto Saga antes, o "Você é...!?" é bastante adequado. Após isso, Saga enfim diz seu nome e conta que foi ele quem tentou matá-la 13 anos antes. Não parece haver problemas aqui.
É claro que Saintia Sho não tem necessariamente uma obrigação de se encaixar com o mangá clássico sem causar contradições. No entanto, o encontro entre Saori, Afrodite e Saga não parece ser impossível, ainda que não pareça provável. É claro que esse encontro não deve ser encarado como canônico, mas, a princípio, não havia nenhum impedimento para que isso pudesse ter acontecido.
Comments