top of page
Buscar
Foto do escritorcasadeserpentario

ATENA E O PODER PARA RESSUSCITAR

Atualizado: 26 de mar. de 2022

Muita gente que assistiu o anime clássico ficou com raiva da Saori, ao final da batalha das Doze Casas, por ela não ter ressuscitado os cavaleiros de ouro. Afinal, se ela ressuscitou os de bronze, por que não os de ouro?


Aí é que está o principal problema: os cavaleiros de bronze não estavam mortos. No mangá é nítido que eles ainda estavam vivos. Quando Ikki se dirige ao salão do Grande Mestre no capítulo 44, ele encontra cada um dos cavaleiros de bronze e fala brevemente com eles. O anime simplesmente cortou essa parte.


Porém, mesmo no anime há momentos que demonstram que eles estão vivos. No episódio 72, por volta dos 15min50s, Shun, Shiryu e Hyoga conversam com Seiya através do cosmo. A cena mostra os cavaleiros de bronze caídos enquanto seus pensamentos alcançam o protagonista. Isto se repete aos 19min27s, quando Seiya está próximo da Estátua de Atena. E no episódio 73, aos 10min47, Shiryu diz: "Quando nossas vidas estavam prestes a acabar..." e Hyoga completa: "...o cosmo de Atena reacendeu a chama de nossas vidas". Essa passagem garante que eles ainda não haviam morrido, mesmo no anime. Atena não ressuscitou ninguém.


Mas afinal, Atena teria poder para ressuscitar alguém? Aí entra outro problema. Nas obras da Toei e nos demais spin-offs talvez sim, pois vários deuses já fizeram isso (Éris, Febo Abel, Loki e Odin). Em Soul of Gold, no episódio 6, Aiolos afirma categoricamente: "É preciso poder divino para reviver os mortos!". Evidentemente isso não garante que o poder divino é a condição suficiente para reviver os mortos; garante apenas que é uma condição necessária. Mas dado que não parece haver nada que Éris, Febo Abel, Loki e Odin possuam que Atena não possua, então Atena deveria conseguir revivê-los também. A menos que o fato de ela vir à Terra sob a forma humana a impeça de fazer isso, por algum motivo.


Já no cânone provavelmente ela não tem esse poder, pois essa tarefa deve ser exclusiva de Hades. No capítulo 102 de Next Dimension, Pandora diz: "Mesmo que a vinda de Atena do futuro tenha feito o fluxo temporal funcionar de maneira errada... alguém reviver do submundo, não, ainda mais do Cocytos, não deveria ser possível". Como se sabe, Hades reviveu os cavaleiros renegados na saga clássica e havia aceitado reviver Eurídice. Sendo assim, a menos que seja da vontade de Hades, não deve ser possível ressuscitar ninguém.


Em Episódio G Assassin (capítulo 85), foram realizados "experimentos" que consistiam em trazer cavaleiros mortos de volta à vida, nos dois universos que a obra apresenta. Várias habilidades, artes e técnicas tiveram que se juntar para performar a invocação. Se a lógica canônica também estiver sendo aplicada em Episódio G Assassin, então isso só foi possível porque o multiverso está caótico - de forma semelhante, em Next Dimension Odisseu só reviveu porque o espaço-tempo está caótico.


Vale mencionar que, nesse mangá, Atena foi contra o ritual de invocação dos cavaleiros mortos. Isso pode indicar que, mesmo que Atena tenha o poder de ressuscitar os mortos, deve ser de sua índole não violar o sono eterno de ninguém.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page