A MUDANÇA DE PERSONALIDADE DE SAORI KIDO
Atualizado: 22 de mar. de 2022
Praticamente nenhum dos cavaleiros de bronze gostava de Saori no início da saga clássica, devido ao seu comportamento na infância. Quando Seiya retornou da Grécia, Saori o tratou com certa frieza, o que não o ajudou em nada a simpatizar com ela. A mudança de personalidade de Saori tomou rumos bem diferentes no mangá e no anime.
No mangá, Saori permaneceu fria por muito mais tempo e os cavaleiros de bronze continuaram sem gostar dela até bem próximo da batalha das Doze Casas. No anime, Saori começou a demonstrar ternura logo após o ataque de Ikki e os cavaleiros negros. Lembrando que, no mangá, Saori já sabia que era Atena desde que Mitsumasa Kido morreu, enquanto no anime ela só descobriu que era Atena durante a saga dos cavaleiros de prata.
A revelação de que ela era Atena, por sinal, foi extremamente diferente quando comparados anime e mangá. No anime (episódio 25), os cosmos dos cavaleiros de bronze e de Saori começam a reagir entre si, todos assimilam que ela é realmente Atena e entendem que seu dever é protegê-la. Já no mangá (capítulo 24), Seiya pensou que ela tivesse inventado essa história para obrigá-los a continuar lutando por ela, e disse: "Vamos aceitar que a deusa Atena é uma menina orgulhosa, mimada e egoísta? É uma piada? Se uma menina como você fosse quem decide o que é justo, o mundo estaria perdido!".
A primeira demonstração explícita de afeto de Saori no mangá foi quando ela tentou beijar Seiya, mesmo após ele tê-la rejeitado como Atena. Foi tão explícita que isto deve indicar que Saori já nutria carinho por ele (e pelos demais, mesmo que não tanto quanto), e apenas evitava demonstrar. Antes disso, em apenas uma fala ou outra ela aparentava se importar com os cavaleiros de bronze. E mesmo depois desse momento sua rispidez ainda se fazia presente, como quando Aiolia a interrompeu no capítulo tal e ela respondeu atravessado: "Eu disse para você me escutar, Aiolia". Saori agia friamente como uma forma de se impor, não exibindo traços tão humanos como no anime, por mais que os tivesse dentro de si.
Falando do anime, o que nem todos se lembram é que sua mudança de comportamento não foi por ela estar despertando como Atena e sim por uma instrução de seu avô adotivo. No episódio 9, Saori disse ao holograma de Mitsumasa Kido: "(...) Os cavaleiros deviam compreender a preocupação que o senhor tinha por todo o povo da Terra. A missão deles é lutar por esse ideal e deviam me obedecer para isso. Mas, ao contrário, eles não me obedecem!". Então, ele respondeu: "(...) Se você quer que os outros a obedeçam, você deve deixar de ostentar a sua posição e o seu poder". Logo no episódio 10, Seiya estranha sua mudança: "Parece que essa mulher esnobe e egoísta está mudando. Ela sempre me tratava como um empregado, mas hoje me tratou como um amigo. Eu não consigo entender essa mudança tão súbita".
Essa diferença no desenvolvimento do personagem no anime pode ter ocorrido por ser mais simples de entender e também para realçar que ela é o lado bom da batalha, assim como o Mestre Arles foi criado para reforçar quem era o lado mau. E as datas são pertinentes. No mangá, Saori revelou ser Atena no dia 11/11/86 e a cena do quase-beijo foi publicada no dia 2/12/86. O episódio 9 do anime, que marca a mudança brusca em sua personalidade, foi lançado logo depois, no dia 13/12/86.
Na Jump Gold Selection 1 há vários trechos explicando diferenças entre o anime e o mangá. Em um deles, se comenta sobre Saori Kido: "A Saori do mangá é calma e raramente revela seus sentimentos. Como o anime retrata o seu amadurecimento durante o processo de conscientização de que é a encarnação de Atena, as emoções humanas estão nitidamente definidas".
ความคิดเห็น