AFRODITE E MÁSCARA DA MORTE NO CÉU
Atualizado: 25 de ago. de 2022
No mangá clássico, o início da saga de Poseidon é consideravelmente diferente do anime clássico. No capítulo 55 há uma cena em que os cavaleiros de ouro mortos são ilustrados no céu do no Cemitério do Santuário para indicar que eles reconhecem os cavaleiros de bronze como verdadeiros cavaleiros. Estão todos os seis na imagem: Aiolos, Saga, Camus, Shura, Afrodite e Máscara da Morte.
No anime clássico, uma cena mais ou menos similar foi inserida no último episódio da saga de Poseidon (episódio 114), após Saori e os cavaleiros de bronze conseguirem salvar o planeta. Os cavaleiros de ouro, impedidos pelo Mestre Ancião de deixarem o Santuário, vêem os falecidos cavaleiros de ouro no céu. Porém, Máscara da Morte e Afrodite não estão presentes na imagem.
Uma possível interpretação é a de que a cena só mostrou os cavaleiros que participaram indiretamente na batalha. Aiolos emprestou a armadura de Sagitário ao Seiya; Camus emprestou a armadura de Aquário ao Hyoga; Shura explicou sobre a Excalibur ao Shiryu; e Saga por ter dado conselhos e motivação ao Seiya na reta final da saga de Asgard (episódio 98). Vale lembrar que, no anime, a saga de Asgard funciona como uma introdução à saga de Poseidon, tendo sido causada pelo deus dos mares.
Porém, quase 1 ano antes, no filme A Lenda dos Defensores de Atena (o filme do deus Abel), Afrodite e Máscara da Morte foram retratados como antagonistas sem qualquer motivo coerente. Os demais cavaleiros de ouro revividos (ou seja, Saga, Camus e Shura) tentaram proteger Atena de alguma forma.
Também vale lembrar que o anime alterou a personalidade do Shura na saga das Doze Casas. Enquanto no mangá ele sabia de toda a verdade sobre o Grande Mestre e o apoiava por vontade própria, no anime ele se intitulava "o mais fiel a Atena" e foi apenas enganado por Saga. Isso fez com que Afrodite e Máscara da Morte fossem os únicos cavaleiros de ouro do anime a apoiarem Saga deliberadamente.
Afrodite e Máscara da Morte (e Shura, no mangá) tinham seus motivos pessoais para apoiar os atos perversos do Grande Mestre sabendo de toda a verdade. Eles acreditavam que a força se igualava à justiça, cada um à sua maneira. Ainda que suas posições fossem controversas, é evidente que eles não eram malignos - afinal, eram cavaleiros de ouro. Mas essas mudanças no anime dão a impressão de que a Toei resolveu "adotar" Afrodite e Máscara da Morte como vilões e, por consequência, não-merecedores de uma lembrança benevolente.
É preciso destacar que, de todos os cavaleiros "traidores", Afrodite e Máscara da Morte foram os únicos que não se arrependeram antes de morrerem. Saga e Shura pediram perdão momentos antes da morte. Embora isso possa diferenciar as situações desses personagens de alguma forma, isso não significa que os cavaleiros de Peixes e Câncer não tenham mudado seu comportamento após a morte. A retirada dos personagens na imagem do céu, caso tenha sido motivada por "falta de merecimento", pode até ser válida no universo do anime, mas é um equívoco em relação à obra canônica - como o próprio mangá ilustrou.
Na máquina caça-níquel Pachislot (uma variante da Pachinko), que recria as passagens do mangá/anime, a cena foi novamente retratada no final da saga de Poseidon. Porém, desta vez com todos os cavaleiros presentes, se aproximando da versão do mangá clássico.
Comments