SERÁ QUE MITSUMASA KIDO É MESMO ZEUS?
Atualizado: 19 de mar. de 2022
A teoria de que Mitsumasa Kido teria sido um receptáculo de Zeus é a mais famosa de todas. Ela vem do fato de que, no mangá, ele é o pai biológico dos 100 órfãos. Aqui serão reunidos - e desmentidos - os principais argumentos que os fãs usam para isso. Pode ser que no futuro novas informações sobre o personagem sejam mostradas e até se confirme que houve alguma influência de Zeus, mas por enquanto é isso que temos:
Ele começou a fazer os filhos para salvar Atena
A ideia por trás disso seria a de que Zeus, preocupado com a situação de sua filha Atena, começou a fazer vários filhos para transformá-los em cavaleiros e salvá-la. No entanto, a cronologia não bate. Quando Mitsumasa Kido encontrou Aiolos, ele já tinha seus filhos - basta ver a idade deles e a idade de Saori - e ele mesmo conclui que o destino o escolheu por ele já ter os filhos (capítulo 27).
A alma de Mitsumasa Kido continuou auxiliando Atena no planetário
No anime é comum ver Saori conversando com uma projeção de Mitsumasa Kido no planetário da Fundação Graad, o que leva muita gente a pensar que é a própria alma dele. Entretanto, há dois problemas nisso. Primeiro: essas cenas são fillers, o mangá não mostra planetário nenhum. Segundo: oficialmente, aquilo não é nada espiritual e sim um holograma fruto de tecnologia de ponta (como um holograma de uma pessoa morta consegue conversar em tempo real é um mistério). Conforme a descrição na Jump Gold Selection 1: "Em função de uma tecnologia hipersofisticada, a imagem tridimensional de Mitsumasa aparece e inicia uma conversação com Saori".
A aparência de Zeus em Saint Seiya é similar à de Mitsumasa Kido
Nos episódios 97 e 0 do anime clássico, a mesma imagem de Zeus é mostrada, com bigode e barba brancos razoavelmente semelhantes aos de Mitsumasa Kido. Porém, essa imagem de Zeus também é filler - o mangá nunca mostrou nenhuma. Além disso, nessa mesma cena é mostrada uma imagem de Hades que não condiz em absolutamente nada com o seu corpo verdadeiro, revelado na saga de Hades. Isso confirma que essa imagem de Zeus é só representativa e não sua verdadeira aparência.
Ele tem 100 filhos em alusão a Zeus na mitologia que também tinha muitos filhos
É realmente verdade que Zeus tinha muitos filhos na mitologia, mas no mangá a referência mitológica associada a Mitsumasa Kido é Abraão, não Zeus. É o próprio Mitsumasa Kido que se compara a Abraão, no capítulo 27: "Senhor! Você me confiou Atena porque eu já tenho cem filhos? A menos que... a menos que... Você não quer que eu faça como Abraão no Velho Testamento, não é? Eu vou ter de oferecer meus filhos para o sacrifício? Isso é horrível... Se eu fizer isso, eles jamais vão entender... e vão me odiar profundamente. Mas... mesmo sabendo disso, você quer que eu obedeça. Meu Deus!"
Kurumada aparentemente mesclou a lenda de Abraão com os sacrifícios de crianças a Moloch, ambas histórias bíblicas, como pode ser visto nesta entrevista:
- De onde veio a ideia de um Mitsumasa Kido com cem filhos?
- Vem de uma história que eu li na Bíblia de uma centena de filhos sacrificados. Mitsumasa Kido também sacrificou seus filhos a fim de se opor a um terrível mal.
Em outra entrevista, Kurumada comentou sobre como foi possível ele ter 100 filhos:
Como ele foi capaz de procriar cem filhos de uma só vez com essa idade tão avançada? (...). Como faço isso de forma fácil para que as crianças entendam? Zeus na mitologia se transformou em um cisne branco e teve encontros com diversas mulheres por toda a parte. No começo, pensei em deixar esclarecido que ele era uma pessoa rica com muitas amantes... No entanto, não posso mostrar em uma revista shonen que ele teve tantas mulheres.
Ou seja: a explicação dentro da obra - e que Kurumada não pôde ilustrar - seria exatamente a mais mundana de todas. Ele era uma pessoa rica e teve relações sexuais com várias amantes. Kurumada de fato fez uma alusão a Zeus ter vários filhos na mitologia, mas não para dizer que ele é Zeus. Não passou disso, mas... vai que ele resolve adotar isso futuramente?
Commentaires