O PROTAGONISMO DO SEIYA É MESMO EXAGERADO?
Atualizado: 22 de mar. de 2022
Era de se esperar que o Seiya fosse protagonista de uma obra que leva o seu nome, ou no mínimo alguém muito importante para a trama. No entanto, muitos fãs desgostam do personagem acusando-o de ter "muito protagonismo".
Quem já leu o mangá notou que o enredo é muito mais focado no grupo e menos centrado no Seiya. Já no anime há uma preocupação enorme em citar o Seiya o tempo todo e fazê-lo se destacar em relação aos demais cavaleiros de bronze, como se fosse o líder do grupo, principalmente nos filmes e episódios fillers.
Kozo Morishita, que trabalhou como diretor e produtor do anime clássico, falou um pouco sobre as decisões de roteiro em uma entrevista. Basicamente, o foco excessivo do anime no Seiya é porque, naquela época, era isso que as crianças queriam ver.
Eu adicionava na série episódios destacando coadjuvantes como o mestre do Hyoga ou o discípulo veterano do Mestre Ancião (Ohko) porque, se acrescentássemos apenas enredos centrados no protagonista Seiya, logo esgotaríamos as alternativas dele. (...) Mas é um método que reluto em usar (...). Sei que o Shiryu e o Hyoga possuem fãs, mas nosso alvo principal são as crianças e sei que elas querem ver o Seiya salvando o dia.
Se passássemos dois capítulos seguidos, em outras palavras, duas semanas seguidas, com episódios sem o Seiya em ação, elas ficariam entediadas. (...) Nos dias de hoje, tem espaço para histórias paralelas centradas em personagens secundários, mas, na época, fazer isso em um desenho animado semanal de meia hora da TV era muito ousado.
Mas o que é esse tal "protagonismo exagerado" que as pessoas reclamam tanto? Será muito diferente dos outros cavaleiros de bronze? Simplesmente ter mais tempo de tela não parece ser o motivo da reclamação. Talvez esse post soe como uma defesa ao Seiya, mas vamos analisar os comentários mais frequentes:
1) "Ele apanha demais e nunca morre"
Costuma-se dizer que Seiya apanhou mais do que o tolerável contra Saga na batalha final e só não morreu devido ao protagonismo. No entanto, a maior parte da surra é filler do anime (episódio 73). Com exceção da perda dos sentidos, Seiya nem levou tantos golpes assim no mangá. Poderíamos citar a luta entre Seiya e Aiolia nas Doze Casas, mas em que isso seria diferente dos outros cavaleiros de bronze? Shiryu teve o coração atingido pela Excalibur, caiu da estratosfera e não morreu. Shun teve o coração atingido pela Rosa Sangrenta e não morreu. Hyoga estava sem armadura e inconsciente quando houve a colisão de Execuções Aurora e não morreu. Ikki foi o único que supostamente morreu no mangá, mas poderia ter morrido ao se sacrificar contra Shaka e acabou apenas parando em uma dimensão estranha. Por que a reclamação é só com o Seiya? Será mesmo que ele apanha mais do que os outros?
2) "Todo mundo só lembra do Seiya, até a Saori"
No anime é bastante comum os inimigos se referirem ao grupo dos cavaleiros de bronze como "Seiya e os outros". Até mesmo Saori Kido parece se importar mais com o Seiya, mesmo com todos os demais sofrendo tanto quanto. Mas isso também foi criado pela Toei no anime. O foco nos cavaleiros de bronze no mangá é muito mais homogêneo e essa expressão "Seiya e os outros" praticamente não existe. Mas, mesmo que seja bastante chato, isso o ajuda em alguma coisa nas batalhas? Se o anime não forçasse o seu nome como líder do grupo, o resultado não seria o mesmo? Parece ser só chato.
3) "É sempre ele quem derrota o inimigo no final"
Quando isso aconteceu? O lado maligno de Saga foi expulso pela luz do Escudo de Atena no mangá - que Seiya ergueu, mas isso não foi exatamente uma vitória em batalha a ponto de imobilizar Saga em definitivo ou coisa parecida. Contra Poseidon, quem venceu foi Atena ao selá-lo. Contra Hades mais uma vez foi Atena. A única vez que Seiya realmente venceu o adversário final do arco foi contra Ikki, e mesmo assim ele contou com a ajuda das peças das armaduras dos outros cavaleiros de bronze. Se há a sensação de que ele sempre vence o vilão final, ela só pode ser devida aos filmes, que são criações da Toei. Mas se as pessoas ignoram os filmes - corretamente - na hora de defender a honra de alguns cavaleiros de ouro, por que elas deveriam levar os filmes a sério ao analisar os cavaleiros de bronze?
4) "Ele não ganha de ninguém"
É curioso como isso contradiz o argumento anterior, não é? De qualquer modo, Seiya foi o primeiro a derrotar um cavaleiro de prata - e derrotou logo dois em sequência. Também foi o primeiro a despertar o sétimo sentido durante a batalha das Doze Casas ao enfrentar Aldebaran. Foi o primeiro a derrotar um marina e também foi quem teve a ideia para destruir o Pilar Principal. Foi o primeiro - e um dos únicos - a derrotar um deus (Thanatos) e ainda foi o único a atingir Hades. E se ele não ganhasse de ninguém, por que as pessoas reclamariam de protagonismo? Protagonismo faz perder?
Existe realmente alguma coisa que faz o "protagonismo" do Seiya ser maior do que o dos demais cavaleiros de bronze? Terá sido culpa das criações do anime?
Comments