top of page
Buscar
  • Foto do escritorcasadeserpentario

O DEUS CHRONOS E O TITÃ CRONOS

Atualizado: 19 de mar. de 2022

O deus do tempo Chronos (em grego: Χρόνος) aparece em Next Dimension e é citado em Lost Canvas. O titã Cronos (em grego: Κρόνος) aparece em Episódio G e é citado no mangá clássico. Eles são o mesmo deus ou são deuses diferentes em Saint Seiya? E na mitologia grega?


O post será dividido em quatro partes: CÂNONE, HIPERMITO, SPIN-OFFS e MITOLOGIA. Isto já deixa claro que o Hipermito será como uma obra à parte, não necessariamente canônica (mas podendo ser).

 

CÂNONE


O titã Cronos foi citado no capítulo 98 do mangá clássico, junto de Reia, como os pais de Hades. O deus do tempo Chronos foi citado em Next Dimension pela primeira vez no capítulo 16, como sendo o único deus acima dos 12 deuses do Olimpo. Ambos são grafados クロノス (Kuronosu), ou seja, a diferenciação na escrita ("Cronos" / "Κρόνος", e "Chronos" / "Χρόνος") não existe em japonês.


Se o Chronos do Next Dimension for o titã, ele será não só pai de Hades, mas também pai de Zeus e avô de Atena e de Ártemis. Nos capítulos 15 e 16, Atena e Ártemis se referiram como irmãs e no capítulo 19 o próprio Chronos se referiu a Atena como filha de Zeus. No entanto, nenhum personagem disse que Chronos é pai de Zeus ou avô das deusas. Não que ele obrigatoriamente precisasse mencionar isso, mas o fato é que não aconteceu.


No capítulo 16, Ártemis diz que Chronos é o único que está acima dos 12 deuses do Olimpo. Não parece que ele seja o pai de Zeus se levarmos em conta a mitologia grega, uma vez que Zeus destronou seu pai. No entanto, Kurumada nunca seguiu a mitologia grega muito à risca em Saint Seiya, então isso não poderia ser levado em consideração.


Havia uma nota do editor da Champion no capítulo 18 de Next Dimension afirmando que Chronos é o pai de Zeus. Os volumes compilados dos capítulos do mangá, no entanto, não incorporam nenhuma nota de editor e essas notas podem não refletir o cânone. Foi dito, mas foi "desdito" no volume final.


Ou seja, com base apenas nos mangás canônicos, não é possível nem afirmar nem negar que o deus Chronos seja o titã Cronos.

 

HIPERMITO


Segundo o Hipermito, o deus do tempo Chronos está relacionado do surgimento do universo, “embora exista um deus na mitologia grega, pai de Zeus, também chamado Cronos”. Isto já sugere que sejam dois personagens diferentes, mas pode ser uma interpretação dúbia. Como o texto está em japonês, novamente não há diferença na grafia dos nomes.


O pai de Zeus é o mais novo dos doze irmãos. Poderia ele ser o criador do Universo? Poderia, desde que os deuses primordiais da mitologia grega e os demais titãs não existissem em Saint Seiya. Porém, o mangá clássico já estabeleceu que a titã Reia existe/existiu (capítulo 98) e o Hipermito menciona Gaia e Urano (pais de Cronos na mitologia), além de Pontos. A narrativa do Hipermito, no entanto, não deixa claro se eles são deuses ou apenas os elementos que representam (Terra, Céu e Mar, respectivamente).


Se os deuses primordiais e os demais titãs existirem em Saint Seiya, fica difícil associar o Cronos pai de Zeus à origem do Universo. Assim, seria necessário admitir que Chronos, o deus do tempo, é outro deus. A menos que o cânone estabeleça que os deuses primordiais não existam (como deuses, ao menos) e que Cronos seja o titã mais velho (porque, afinal, ele teria sido o primeiro ser do universo). Não parece a opção mais provável.

 

SPIN-OFFS


O titã Cronos é o principal vilão do Episódio G, junto dos outros 11 titãs. São os mesmos personagens da mitologia grega. A reunião dos titãs pode ser vista no capítulo 27, mas a lista de titãs já aparecia no capítulo 17. No mesmo capítulo 17, são mencionados os deuses primordiais, como Gaia, Urano (pais de Cronos), Pontos, Eros e Érebo.


As inúmeras técnicas do titã Cronos no Episódio G se baseiam principalmente nos fenômenos da natureza e na sua Dunamis, e não exclusivamente no controle do tempo. Exemplos disso podem ser vistos nos volumes 8 e 20. Porém, Cronos diz que a técnica Dunamis Pteryx, mostrada no volume 20 (capítulo 87), "destrói o tempo de todas as coisas existentes".


Em Lost Canvas, um dos principais antagonistas é Kairos, que diz ser irmão de Chronos, o deus do tempo. Isso é relevado no capítulo 208. Presume-se que este Chronos seja o do Next Dimension, não só pela alcunha de deus do tempo, mas pela forma como foi representado no gaiden de Shion: utilizando uma enorme ampulheta ao fazer Avenir de Áries viajar no tempo. Chronos em Next Dimension também mostrou essa ampulheta antes de Saori viajar no tempo, para indicar quantos dias ela teria para cumprir sua missão.


As principais técnicas de Kairos de fato envolvem controle temporal: a Bio Rewind (capítulo 208) e a Rewind World (LC Gaiden capítulo 81). Entretanto, outras são relacionadas à escuridão, como a Marvelous Room e a Real Marvelous. Há de se supor que as técnicas de Chronos, caso existam, também sejam predominantemente relacionadas ao tempo, assim como as de Kairos.


Se o titã Cronos é irmão dos outros 11 titãs, enquanto o deus do tempo Chronos é irmão de Kairos, além da diferença nas características das técnicas de combate, dá a entender que eles não são o mesmo deus. Há que se levar em conta que Lost Canvas e Episódio G a princípio não pertencem ao mesmo universo e, portanto, podem interpretar um mesmo personagem de formas distintas.

 

MITOLOGIA


O titã Cronos possui a história que todos conhecem da mitologia grega. Ele é filho de Urano e Gaia e pai de Zeus. Assim como derrotou seu pai, foi derrotado pelo seu filho.


O deus primordial do tempo Chronos está mais ligado às tradições órficas. Na cosmologia órfica (dependendo da versão), primeiro veio Hydros (a água), depois Gaia e, em terceiro, Chronos. Apesar da genealogia completamente diferente da do titã pai de Zeus, Chronos e Cronos são tratados como a mesma entidade por diversas vezes.


Embora não seja comum, é possível conciliar Chronos e Cronos na teogonia órfica. O panteão órfico de George Robert Stowe Mead (um historiador inglês) coloca Cronos como pai de Zeus e filho de Gaia, enquanto Chronos está no topo da teogonia.


O livro "Patriarchs of Time: Dualism in Saturn-Cronus, Father Time, the Watchmaker God, and Father Christmas", capítulo 2, explica que o titã Cronos passou a ser associado ao tempo justamente devido a Chronos. Até 400 a.C., ainda havia uma grande ambiguidade ao se referir aos dois deuses. Com o passar dos séculos, eles acabaram se tornando um só e é dessa fusão que o Saturno romano surgiu.


O livro "Encyclopedia of Time: Science, Philosophy, Theology, & Culture, Volume 1", página 249, é ainda mais direto e explica: "Desde a antiguidade, o titã e governante Cronos foi identificado com a personificação do tempo, Chronos. De acordo com algumas teorias, a grafia e pronúncia similares em grego são a razão dessa identificação incorreta, porque apenas as letras iniciais das duas palavras diferem".


Enquanto isso, Kairos é o deus do tempo oportuno. Na mitologia ele é filho de Zeus, embora em Lost Canvas ele tenha sido descrito como irmão de Chronos. Sua existência vem do fato de os gregos possuírem mais de um conceito de tempo.


Em resumo, o titã Cronos não era originalmente associado ao tempo, mas passou a ser conforme se mesclou com Chronos, um deus primordial do tempo.

 

CONCLUSÃO


Os spin-offs tratam claramente Chronos e Cronos como deuses diferentes. Isso possui certo respaldo na mitologia, pois, apesar de sempre ter havido certa confusão a respeito deles e a história ter acabado mesclando um com o outro, eles eram originalmente diferentes. O HIpermito também parece separar os dois deuses.


No entanto, tratando-se apenas dos mangás canônicos, não é tão seguro afirmar que eles são diferentes. Pode ser que Kurumada faça um retcon no Hipermito, ignore os spin-offs e diga que o Chronos deus do tempo é o pai de Zeus? Pode. Entretanto, até o momento isso não aconteceu.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page