COMO IKKI CHEGOU NA CASA DE VIRGEM
Atualizado: 25 de set. de 2022
Essa é uma dúvida que muitos fãs têm, por acharem que Ikki apareceu do nada na Casa de Virgem. Ele teria se teletransportado da Ilha Cânon até lá e a barreira de Atena impede teletransportes. Mas veremos que isso não ocorreu no mangá, e talvez nem no anime.
A primeira pergunta a se fazer é: foi mostrado o Ikki aparecendo do nada? No mangá (capítulo 35) vemos justamente o contrário, ele chega caminhando. Não vemos ele subindo as Casas anteriores, mas o fato de ele chegar caminhando sugere que foi isso que aconteceu.
Já no anime (episódio 56) há a impressão de que ele realmente apareceu do nada em meio ao fogo do seu cosmo, mas é claro que isso é apenas um efeito pomposo para impressionar. Ele até já havia lançado uma pena de Fênix segundos antes de surgir de fato para Shaka. Ele tinha que estar ali para poder lançar a pena. Não há qualquer confirmação a respeito de como ele chegou ali, mas nada impede que ele também tenha simplesmente subido as Casas anteriores.
Daí vem a segunda pergunta a se fazer: era possível o Ikki chegar à Casa de Virgem normalmente? Temos dois possíveis impedimentos:
Os cavaleiros de ouro das 5 primeiras Casas
Quanto aos primeiros cavaleiros de ouro, Máscara da Morte já estava morto. Mu e Aiolia não iriam impedi-lo. O "teste" que Aldebaran realizou com Shun, Hyoga e Shiryu é um filler do anime, o que significa que o cavaleiro de Touro também deixaria Ikki passar. O único empecilho seria Saga, mas seu lado bom havia convencido o lado maligno de que ele havia sido derrotado por Shun. A passagem pela Casa de Gêmeos estava liberada.
Por mais que Saga quisesse criar as ilusões para parar Ikki, é improvável que ele fosse ter sucesso. Foi o próprio Ikki quem interrompeu sua concentração anteriormente, estando na Ilha Cânon. Sem as ilusões de Gêmeos, não havia ninguém que impedisse Ikki de simplesmente subir as Casas até Virgem. Apenas não era necessário mostrá-lo subindo, pois isso estragaria o impacto de sua chegada.
O tempo para sair da Ilha Cânon e chegar ao Santuário
A impressão de que não daria tempo de Ikki ir até o Santuário é graças ao confronto entre ele e os dois discípulos de Shaka - Ágora e Shiva - na Ilha Cânon, momentos antes de Seiya, Shiryu e Shun encontrarem Shaka (episódio 55). Mas essa luta também é filler. No mangá, a última vez que se viu Ikki antes de enfrentar Shaka foi durante a luta de Shun na Casa de Gêmeos.
Se Ikki saiu da Ilha Cânon logo após esse momento, ele teve mais de 2 horas para chegar à Casa de Virgem. Como a Ilha Cânon fica no Mar Mediterrâneo, sua distância até o Santuário em Atenas é de cerca de 300 km. Ou seja, ele teria que se deslocar a 150 km/h. Mas Ikki consegue se deslocar mais rápido que a velocidade do som, que é de 1.235 km/h. Então, nenhum problema novamente, ao menos na versão do mangá.
Mas e na versão do anime? Talvez não desse tempo de chegar lá sem teletransporte, o que poderia configurar um furo de roteiro. No entanto, bastaria que ele se transportasse até a entrada do Santuário e subisse as Casas. No anime, Ikki demonstrou capacidade de cruzar dimensões sozinho, já que ele voltou da Outra Dimensão de Saga no salão do Grande Mestre no episódio 72 (o que também é filler). Ainda que se teletransportar e cruzar dimensões não sejam exatamente a mesma coisa, neste caso essa habilidade poderia ser a chave para Ikki chegar à entrada do Santuário.
Enquanto não houver nenhum impedimento, a explicação sempre será a mais simples de todas. Ikki chegou à Casa de Virgem subindo as escadas.
Comentários