AS "NOVAS" DATAS DOS SIGNOS
Atualizado: 19 de mar. de 2022
Na última década, muito se começou a falar da constelação de Ofiúco (ou Serpentário), que supostamente deveria ser um dos signos do Zodíaco. Afinal, a constelação também se encontra no caminho do sol no mapa celeste (a eclíptica), junto com as constelações de Áries, Touro, Gêmeos, etc.
Isso faria com que todos os mapas astrais atuais estivessem errados. Surgiram até proposições de datas de signos "corrigidas" pela influência de Serpentário. Se você pensava que era de Áries, talvez você fosse de Peixes e nem soubesse.
Em Saint Seiya, o assunto também ganhou relevância devido ao mangá Next Dimension, continuação canônica da saga clássica, que apresentou a 13ª armadura de ouro - a de Ofiúco. Mesmo antes de Next Dimension, Shina aparecia como amazona de ouro de Ofiúco no jogo Saint Seiya: The Sanctuary, para Playstation 2.
Embora o burburinho seja relativamente recente, a presença de Ofiúco na eclíptica já é sabida há muito tempo. A informação apenas não havia chegado ao grande público, ou talvez as pessoas ainda não tivessem feito a associação com os signos.
A questão toda gira em torno das diferenças entre astronomia e astrologia, que há alguns milênios eram a mesma coisa, mas se dissociaram completamente. As datas dos signos são definidas pela astrologia, enquanto as datas da passagem do sol por cada constelação são definidas pela astronomia. Signo nenhum vai mudar por causa de um cálculo da NASA.
A astrologia determina as datas dos signos dividindo os 365 dias do ano igualmente em 12 partes. É por isso que todos os signos possuem 30 ou 31 dias (365 / 12 = 30,4). Se a astrologia adotasse 13 signos, possivelmente todos eles teriam 28 dias (365 / 13 = 28,1).
A astronomia determina as datas através de cálculos matemáticos para saber a duração real da passagem do sol por cada constelação. Para a astronomia, não importa se uma duração for de 5 dias e outra de 50 dias. Tudo depende do caminho do sol e do tamanho e posição das constelações.
A astronomia não defende que a posição dos astros no dia e hora de seu nascimento influencie na sua personalidade, pois seu cálculo da eclíptica é puramente físico-matemático. Já a astrologia defende esse conceito, mas suas datas são razoavelmente arbitrárias e não correspondem ao caminho real do sol. São duas visões distintas, que apenas usam os mesmos nomes para suas constelações/signos por motivos históricos - como mencionado, astrologia e astronomia eram a mesma coisa muito tempo atrás.
Mas e em Saint Seiya? Saint Seiya em geral trabalha com a astronomia, mas na questão das datas de nascimento a obra usa a astrologia. Se há um cavaleiro de Sagitário, ele certamente possui o signo de Sagitário de acordo com a convenção astrológica, não com as datas reais da passagem do sol pela constelação. Ou seja, as datas que a astronomia calcula não significam absolutamente nada em Saint Seiya também.
Então, se quisermos saber as datas atualizadas dos signos incluindo Ofiúco como um deles, temos que esperar a astrologia determinar? Sim... e não. O certo seria isso mesmo, mas isso não vai acontecer. Para a astrologia, são 12 signos e pronto, não 13. Como já dito, é arbitrário. Não vão existir novas datas, porque a presença de Ofiúco na eclíptica não significa muita coisa astrologicamente.
E em Saint Seiya, considerando que a 13ª armadura de ouro já é uma realidade, Kurumada poderia escolher novas datas? Sim, poderia, mas provavelmente ele não fará isso. E o próprio Next Dimension já demonstrou.
Seiya nasceu no dia 1º de dezembro. Segundo a astrologia, ele é de Sagitário; segundo a astronomia, ele é de Ofiúco. Mas Seiya já foi confirmado em Next Dimension como futuro cavaleiro de Sagitário. Da mesma forma, também já foram confirmados Shiryu de Libra (e não de Virgem), Hyoga de Aquário (e não de Capricórnio) e Shun de Virgem (e não de Leão).
Qual seria a explicação para isso? Há algumas possíveis.
Talvez a intenção de Atena seja manter a existência da 13ª armadura de ouro apagada após os eventos de Next Dimension. Com isso, continuariam sendo 12 armaduras de ouro, 12 signos, e nada mudaria;
Talvez o nascimento de alguém que pudesse vir a ser o 13º cavaleiro de ouro deva ser em uma data e hora muito específica. Por exemplo, esse signo possuiria apenas 1 minuto por ano, em vez dos 28 dias esperados. Assim, as datas dos demais signos seriam basicamente idênticas às atuais. Isso se justificaria pelo fato de a própria obra apresentar Ofiúco como acima dos demais cavaleiros de ouro, até mesmo no tamanho de sua Casa;
Talvez todos os 13 signos realmente tenham a mesma duração, mas Ofiúco tenha seus 28 dias espalhados ao longo do ano em vez de corridos como os demais. Por exemplo, 2 ou 3 dias das datas atuais de cada um dos 12 signos corresponderiam ao 13º signo. Assim, as novas datas seriam muito parecidas com as atuais. Novamente, isso se justificaria pela posição diferenciada do 13º cavaleiro de ouro em relação aos demais.
Não sabemos se Ofiúco continuará sendo ouro após o fim de Next Dimension. Não sabemos como eram as datas dos "13 signos" nas eras mitológicas de Saint Seiya. O que sabemos é que as datas atuais não vão mudar. Nem no mundo real.
コメント