top of page
Buscar
Foto do escritorcasadeserpentario

AS CONSTELAÇÕES DOS CAVALEIROS FILLERS

Atualizado: 18 de mar. de 2022

O anime clássico criou inúmeros cavaleiros fillers, ou seja, não existentes no mangá. Justamente por isso, nem sempre é fácil descobrir quais são as constelações protetoras e as patentes desses personagens. E ainda há um complicador: os "cavaleiros sem constelação".


Este post não é para teorizar quais poderiam ser as constelações deles; e sim, para apresentar o que foi definido oficialmente sobre eles.

 

"SONOTA NO SAINTS"


O anime clássico criou vários cavaleiros sem constelação. Eles são chamados de "sonota no saints" ("その他の聖闘士"; "outros cavaleiros"). Não é que suas constelações não tenham sido reveladas; eles simplesmente não possuem constelação protetora mesmo. Pode parecer contraditório um cavaleiro não possuir constelação, mas a definição é exatamente essa. Com exceção do anime clássico, o conceito de "sonota no saint" não existe em nenhuma outra obra, até o momento.


A descrição de "sonota no saint" no booklet da Pegasus Box diz:


"Na confraria dos cavaleiros há homens que, a despeito das habilidades de luta, não têm seu destino regido por constelações - razão pela qual foram agraciados com armaduras especiais, que não encampam o asterismo dos agrupamentos de estrelas como deidades protetoras. Representam animais, elementos e os mais variados desígnios".


Eles também são descritos como "seiza igai no saints" ("星座以外の聖闘士"; "cavaleiros sem constelação") ou "hiseiki no saints" ("非正規の聖闘士", "cavaleiros irregulares") no panfleto do Prólogo do Céu. Como exemplos de sonota no saints, a Pegasus Box ilustra Dócrates, Geist e os cavaleiros fantasmas, o cavaleiro de Cristal e o cavaleiro de Fogo. O booklet da Blu-ray Box (2014) inclui mais personagens, como Leda e Spica.


Na internet é muito comum ver fãs tentando atribuir constelações a esses personagens, como "Dócrates de Hidra Macho", "Geist de Serpente", "Spica de Cassiopeia", "Leda de Peixe Austral", "Ennetsu de Fornalha" e "Cristal de Coroa Boreal". No entanto, nenhum desses termos está correto, pois oficialmente eles não têm constelação. O próprio Takao Koyama, principal roteirista do anime clássico, disse em entrevista que não pensou em nenhuma constelação para Dócrates. Vale mencionar ainda que "Cristal" e "Ennetsu" ("Calor Abrasante" / "Fogo") não são os nomes dos personagens e sim de suas armaduras.


Da mesma forma, é comum os fãs atribuirem patentes a eles. Dócrates, Geist, Spica, Leda e o cavaleiro de Fogo seriam bronze, enquanto o cavaleiro de Cristal seria prata. Faria certo sentido: Dócrates, Geist e o cavaleiro de Fogo foram introduzidos antes do arco dos cavaleiros de prata; Leda e Spica eram discípulos de um cavaleiro de prata (Albion) e companheiros de treinamento de outros cavaleiros de bronze (Shun e June); enquanto o cavaleiro de Cristal treinou um cavaleiro de bronze (Hyoga). Porém, oficialmente também não há nenhuma confirmação a respeito de quaisquer dessas patentes. O panfleto do Prólogo do Céu os separa totalmente das patentes bronze, prata e ouro.

 

CAVALEIROS DE PRATA (...?)


A maioria dos sonota no saints mencionados anteriormente fez sua estreia no arco Forças Ocultas do Santuário, que é completamente filler e vem antes do arco dos cavaleiros de prata. Entretanto, mesmo com a chegada dos cavaleiros de prata, cavaleiros fillers continuaram sendo inseridos. Esses novos personagens exclusivos do anime acabam caindo em uma situação um tanto peculiar, e precisam ser discutidos caso a caso. Spartan, Albion, Shiva, Ágora e Aracne são sonota no saints ou são cavaleiros de prata? É possível que sejam as duas coisas? Quais são suas constelações afinal?

  • Spartan nunca disse sua patente no anime, tampouco o "nome" de sua armadura. Na Jump Gold Selection 2 (1988) ele é ilustrado no grupo dos cavaleiros de prata, mas o texto diz que sua classe e sua constelação são desconhecidos. No booklet da Dragon Box (2003) ele é afirmado como sendo cavaleiro de prata - sem informar qualquer constelação. Já o booklet da Blu-ray Box (2014), que é a fonte mais recente, o definiu como sonota no saint, sem nenhum contato com os cavaleiros de prata. A título de curiosidade, no jogo Saint Paradise: Saikyô no Senshitachi (1992), para Gameboy, Spartan diz: "Mostrarei o verdadeiro poder dos cavaleiros de prata!". Nenhum material sugere qualquer constelação a ele, nem mesmo os que o classificaram como prata, embora muitos fãs pensem erroneamente que ele seja de Bússola.

  • Albion (ou Albiore) foi apresentado no episódio 40 do anime, sem sua constelação ter sido revelada. Embora muitos pensem que ele é apenas uma adaptação do cavaleiro de prata Daidalos de Cefeu, mestre do Shun no mangá, na realidade ele foi introduzido no anime antes mesmo de Daidalos ser criado. A Jump Gold Selection 2 (1988) confirma que Albion é de prata, mas ainda não informa se ele possui alguma constelação. E Daidalos já havia finalmente aparecido no mangá nessa época. Depois disso, o episódio 69 do anime atribuiu a Albion a mesma constelação de Cefeu, além de manter a patente prata. Os booklets da Dragon Box (2003) e da Blu-ray Box (2014) confirmaram essa informação posteriormente.

  • Shiva de Pavão e Ágora de Lótus nunca disseram suas patentes no anime, mas o narrador do episódio 55 disse que eles são de prata. Na Jump Gold Selection 2 (1988) eles foram classificados como prata, mas no booklet da Andromeda Box (2003) não fica muito claro o que eles são ou não são - o que levou muita gente a pensar que eles estão em uma categoria única, a de "cavaleiros com constelação e sem patente". O booklet da Blu-ray Box (2014) voltou a considerá-los prata. Todos esses materiais afirmam que eles pertencem respectivamente às constelações de Pavão e de Lótus. Pavão é realmente uma das 88 constelações ocidentais modernas, mas Lótus não. No entanto, todas as publicações citadas dizem "constelação de Lótus". Há quem diga que na astronomia hindu ela corresponda a Shatabhisha/Shatataraka, há quem diga que corresponda a Pushya, há quem diga que corresponda a Anuradha. Mas a princípio Lótus é uma constelação no universo do anime de Saint Seiya (apenas do anime), sem necessitar de correspondência externa - é simplesmente Lótus. Fica a dúvida se a Toei realmente pensou na constelação ocidental de Pavão para Shiva, ou se ela apenas atribuiu o animal pavão a ele sem se dar conta que coincidentemente existia uma constelação com esse nome. Afinal, Ágora poderia ter recebido uma constelação existente em vez de Lótus.

  • Aracne de Tarântula também é dito ser um cavaleiro de prata no anime, mas Tarântula nunca foi uma constelação - há apenas a constelação extinta de Aranha e a nebulosa de Tarântula. A Jump Gold Selection 2 (1988) diz que ele é "auto-intitulado" cavaleiro de prata (ele estava mentindo?!). Já os booklets da Dragon Box (2003) e da Blu-ray Box (2014) o definem de fato como cavaleiro de prata. Ainda assim, nenhum desses materiais classifica Tarântula como constelação, diferentemente de Lótus. Como a Blu-ray Box (2014) separa totalmente os cavaleiros de prata dos sonota no saints, então Aracne deveria possuir alguma constelação. Em um especial de aniversário de 25 anos de Saint Seiya, publicado na Yahoo Japan em 2011, Aracne é dito como cavaleiro de prata "de Aranha (Tarântula)", trajando a "armadura sagrada de Aranha". Não se sabe até que ponto essa informação é válida. Nesse mesmo especial, Shiva e Ágora constam como cavaleiros de prata, mas Spartan não. A Nebulosa de Tarântula não fica onde ficava a constelação de Aranha, mas também não há nenhuma fonte oficial garantindo que a Tarântula do Aracne faz referência à nebulosa.

 

CONCLUSÃO


Dócrates, o cavaleiro de Cristal, o cavaleiro de Fogo, Jisty, Leda e Spica são sonota no saints, isto é, eles não possuem nem patente nem constelação protetora. Shiva e Ágora são cavaleiros de prata, protegidos respectivamente pelas constelações de Pavão e Lótus (sendo que Lótus é uma constelação criada pelo anime, inexistente na astronomia). Albion é um cavaleiro de prata que foi admitido como sendo da constelação de Cefeu, pois o anime inicialmente não havia dito isso. Spartan atualmente é considerado um sonota no saint, mas já foi considerado cavaleiro de prata antes (sem que qualquer constelação tenha sido informada). E Aracne de Tarântula é um cavaleiro de prata, a princípio de constelação desconhecida - a menos que se considere que ele seja da extinta constelação de Aranha, conforme dito na Yahoo Japan.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page