top of page
Buscar
Foto do escritorcasadeserpentario

COMO SERIA O MULTIVERSO DE SAINT SEIYA?

Atualizado: 8 de mai. de 2022

Você fica perdido com tantos mangás e animes de Saint Seiya, sem saber exatamente onde eles se encaixam na história? Pois então este post pode ser útil para você.


Saint Seiya se desenvolveu de tal forma que os mangás, os animes e os filmes não formam uma única sequência de acontecimentos. É como se existissem vários universos diferentes na franquia, assim como acontece na Marvel ou na DC.


O próprio conceito de multiverso já foi abordado na franquia, no mangá Episode G: Assassin, como será visto adiante. A fala de Shura no capítulo 16 resume: "Necessariamente, não existe um único mundo... Podem existir diferentes futuros em mundos distintos, mas unidos num mesmo universo. Mundos paralelos!".


É por isso que neste post será feita uma tentativa de organizar um multiverso de Saint Seiya. Serão abordados todos os mangás, animes, filmes, CDs Drama e novels criadas até agora. Foram descartadas as obras complementares (como o Hipermito), mangás crossover (como o Hero of Heroes), musicais, jogos, etc.


Este projeto não deve ser encarado como uma verdade absoluta, pois é baseado em mera interpretação e não em uma declaração oficial de Masami Kurumada. Além disso, adições e correções deverão ser feitas no futuro, pois a franquia está sempre lançando novas obras. Pequenas contradições entre as obras presentes em um mesmo universo são algo natural e de menor importância.


Leiam os textos para compreender quais obras pertencem a cada universo. Os universos foram numerados de acordo com a ordem que surgiram na franquia, sendo cada número correspondente a um autor (ou equipe) diferente. Universos distintos cujas obras fundamentais foram criadas pelo mesmo autor (ou equipe), e que estejam de alguma forma relacionados, possuem o mesmo número e se diferem por letras, ordenadas por importância. As obras pertencentes a cada universo foram listadas em ordem da data de lançamento.


Obs.: não confundir Soshuhen ("Episódio 0"), que é um resumo do anime clássico lançado junto com as OVAs de Hades, com o Saint Seiya Episode Zero, mangá de Kurumada que conta como foi a fuga de Aiolos há 13 anos.

 

UNIVERSO 1 - Universo canônico


O universo canônico é o principal universo de Saint Seiya. Contém as obras que foram escritas pelo mestre Masami Kurumada e, eventualmente, as que forem canonizadas por ele. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico (1985 - 1990)

  • Next Dimension (2006 - )

  • Episode Zero (2017 - 2018)

  • Origin (2018 - 2019)

  • Destiny (2019 - 2019)


O mangá clássico revisado, em conjunto com Episode Zero, Origin e Destiny compõem a versão Final Edition da saga clássica, cujo lançamento se iniciou em 2021.


Por causa desta Final Edition, que se relaciona um pouco com a mudança de revista da saga clássica (Weekly Shonen Jump, da Shueisha) para Next Dimension (Weekly Shonen Champion, da Akita Shoten), ainda é incerto se deve existir um Universo 1B, composto apenas das obras publicadas na Shueisha.


Por enquanto este universo conta apenas com obras escritas por Kurumada. Futuramente, poderia haver a inclusão de alguma obra que não tenha sido escrita por ele mas que receba o status de canônica. Entretanto, até o momento todas as obras de Saint Seiya escritas por outros autores (sejam mangás, animes ou filmes) entram em contradição com o cânone em alguma parte da história.


O curioso é que, embora tenha sido escrito por Kurumada e faça parte do mangá, não se tem certeza da posição cronológica do gaiden "Natássia no País do Gelo".



UNIVERSO 2 - Universo Toei expandido

Este talvez seja o universo mais conhecido pelos fãs do ocidente. Ele é composto por vários animes de Saint Seiya, seguindo uma cronologia própria e diferente do universo 1 (o universo canônico). Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Anime clássico (1986 - 1989)

  • Soshuhen ("Episódio 0") (2002)

  • OVAs de Hades (2002 - 2008)

  • Ômega (2012 - 2014)

  • Soul of Gold (2015)

Tanto o Soul of Gold quanto o Ômega e até mesmo as OVAs de Hades se amparam nos fillers do anime clássico. Soul of Gold se passa em Asgard e Ômega cita os cavaleiros de aço clássicos. As OVAs de Hades não fazem isso tão explicitamente, mas os encartes dos DVDs confirmam, por exemplo, que o cavaleiro de Cristal ainda é o mestre do Hyoga.

As Histórias Laterais criadas pela Toei para complementar o anime não fazem parte deste universo e sim do Universo 2B. As devidas explicações estão no seu respectivo texto.

Saint Seiya Ômega possui um pequeno mangá, que não aborda toda a história do anime e possui algumas diferenças no enredo. Consideramos esse mangá apenas um especial que não deve ser levado em conta neste universo ou em qualquer outro.

O anime de Saintia Sho não faz parte deste universo, pois ele segue mais os eventos do mangá clássico do que do anime clássico - poderia ser um Universo 2C, mas por enquanto se considerou que ele ainda não forma um universo e sim uma mera adaptação. Já o anime de Lost Canvas não faz parte deste universo porque ele não foi animado pela Toei e sim pela TMS.

O produtor de Soul of Gold, Atsutoshi Umezawa, disse em entrevista que o enredo do SoG foi planejado para não causar muitos conflitos com uma futura animação do Next Dimension. Entretanto, o anime de Next Dimension causaria muitos conflitos com o Ômega. É natural que os universos possuam contradições entre suas obras componentes, mas no caso do Ômega talvez seja necessário que ele se separe deste universo e se torne um Universo 2C ou 2D. Como o anime de Next Dimension ainda não existe, é prudente manter este universo como está, por enquanto.

Dentre os áudios-drama da saga clássica lançados, aqui pode ser citado o CD drama Saint Seiya Ougon 12 Kyu Hen. Lançado em 2005, ele reconta a saga das Doze Casas com os novos dubladores da saga de Hades.



UNIVERSO 2B - Universo Toei original


A grande particularidade deste universo é que ele leva em conta as Histórias Laterais produzidas pela Toei para complementar o anime clássico. Em contrapartida, ele anula os demais animes, inclusive as OVAs de Hades. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Anime clássico (1986 - 1989)

  • História Lateral 1: Corrente Nebulosa - Laços entre Irmãos (1988)

  • História Lateral 2: Saga! Prenúncio da Ambição (1988)

  • História Lateral 3: O Grande Amor de Atena (1989)


Não necessariamente as Histórias Laterais fazem parte do mesmo universo, a princípio. Mas também nada sugere que não sejam. Todas elas foram criadas durante o anime clássico para complementá-lo, então faz sentido elas formarem um universo próprio junto do anime.


O que impede que essas Histórias Laterais façam parte do universo 2 (o universo Toei expandido) é a questão dos Grandes Mestres. No universo 2, foi Shion quem deu a armadura de Pégaso a Seiya, mas neste universo 2B foi Saga. Isso tudo devido à confusão dos Grandes Mestres.


No anime clássico, vários episódios dizem que Shion morreu durante a Guerra Galática. Porém, o episódio 41 tenta fazer um retcon e deixa tudo muito ambíguo. A História Lateral 2 se ampara nessa ambiguidade para definir que Shion morreu há 13 anos (o que forma o universo 2B). Porém, o Soshuhen (mais conhecido como "Episódio 0") anulou a História Lateral 2 e reafirmou que Shion morreu durante a Guerra Galática (o que estabelece o universo 2).


Como o Soshuhen foi lançado para ser um complemento às OVAs de Hades, e ele não faz parte deste universo 2B, então as OVAs também não fazem. E como Soul of Gold e Ômega fazem referência a essas OVAs, então eles também não estão neste universo.



UNIVERSO 3 - Universo Filmes clássicos

Neste universo estão presentes os 4 filmes da era clássica de Saint Seiya, todos criados pela Toei. O anime clássico não faz parte desses eventos, pois as coisas simplesmente não batem. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Filme 1: O Santo Guerreiro (1987)

  • Filme 2: A Grande Batalha dos Deuses (1988)

  • Filme 3: A Lenda dos Defensores de Atena (1988)

  • Filme 4: Os Guerreiros do Armageddon (1989)

É nítido que esses filmes possuem uma linha própria de eventos, pois o Filme 4 faz referência às mortes de Éris e Abel, que ocorreram nos Filmes 1 e 3, respectivamente. E também é nítido que o anime clássico não se encaixa, pelas inúmeras contradições.

Apesar disso, o Filme 3 faz referência explícita à batalha das Doze Casas. Aliado ao fato de que Poseidon aparece morto no Filme 4, podemos afirmar que existe uma saga clássica neste universo 3, mas que não é a do anime clássico - e muito menos a do mangá clássico.

O quinto filme da franquia, O Prólogo do Céu, poderia ser considerado como parte deste universo. Porém, é mais coerente deixá-lo separado em um outro universo (o de número 7), por motivos que serão explicados em seu respectivo post.



UNIVERSO 4 - Universo Do Cvidanija


Este universo é baseado no áudio-drama do Do Cvidanija - Time of Promise, lançado em 1997. Diferentemente dos demais áudios-drama da franquia, este apresenta uma história nova, após o fim da saga de Hades. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico / Anime clássico (1985 - 1990)

  • Do Cvidanija - Time of Promisse (1997)


Como as OVAs de Hades ainda não haviam sido produzidas naquela época, a saga clássica desse universo só pode ser a do mangá. Além disso, há comentários sobre as batalhas contra os cavaleiros de ouro, contra Poseidon e contra Hades, mas nada é dito sobre Asgard. Entretanto, Makoto e Akira (as crianças do orfanato que são exclusivas do anime) participam do áudio-drama.


O áudio-drama foi lançado em um álbum chamado 1997 Drama and Song Collection - Shonenki (Conto da Juventude). É uma faixa de 27 minutos contando o reencontro dos cavaleiros de bronze após a batalha contra Hades e pressentindo uma nova ameaça por vir.


A história é apenas uma introdução de uma nova ameaça, mas é nitidamente distinta do que ocorre em Next Dimension ou mesmo no Prólogo do Céu. A diferença óbvia é o fato de Seiya estar bem de saúde, sem sequelas da espada de Hades.


Do Cvidanija é o único áudio-drama relevante o suficiente para ser comentado e se tornar parte integrante de um universo, pela época e contexto em que foi produzido. Ainda que certamente não vá nascer mais nada nesse universo.


Existe um CD drama chamado "Galaxian Wars Dream Battle Hen", lançado em 1987, que narra lutas da Guerra Galática que nunca aconteceram: Seiya vs Shun e Shiryu vs Hyoga. Esse CD não faz parte deste universo, pois Seiya se lembra da luta contra Shiryu em Do Cvidanija. Porém, não foi criado um Universo 4B para ele, por não ser importante.



UNIVERSO 5 - Universo Gigantomaquia


Este é o universo no qual a Gigantomaquia se insere. A novel foi escrita por Tatsuya Hamazaki e segue os eventos do mangá clássico. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico (1985 - 1990)

  • Gigantomaquia (2002)


Muitos acreditam que ela deva se encaixar entre as sagas de Poseidon e de Hades, mas não há qualquer confirmação oficial. Tatsuya Hamazaki disse que escreveu a história para que ela se passe em "uma noite de verão".


Não é prudente encaixar a novel Golden Age neste universo, pois são autores diferentes - Golden Age é escrito por Megumu Okada. Ela terá seu universo próprio (Universo 11).



UNIVERSO 6 - Universo Episode G


Este é o universo em que se insere o primeiro mangá spin-off da franquia, Episode G. Na sua sequência, Episode G: Assassin, há referências até a personagens de Next Dimension. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico (1985 - 1990)

  • Episode G (2002 - 2013)

  • Next Dimension (2006 - )

  • Episode G: Assassin (2014 - 2019)

  • Episode G: Requiem (2020 - )


A versão da fuga de Aiolos em Episode G, de Megumu Okada, possui grandes conflitos com a versão canônica, apresentada em Episode Zero. Portanto, não há como Episode Zero fazer parte deste universo. É prudente, portanto, considerar que a sua continuação, Saint Seiya Origin, também não faça parte.


Episódio G possui ainda dois CDs Drama, lançados em 2007, narrando diferentes capítulos do mangá. Destaca-se a batalha contra o titã Oceano.



UNIVERSO 6B - Mundo Perdido

O Mundo Perdido, ou Mundo do Caos, é um universo onde Atena e os cavaleiros de bronze morreram, Hades/Shun sobreviveu, houve uma batalha contra Zeus, etc. É um plot fundamental do mangá Episode G: Assassin. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Episode G: Assassin (2014 - 2019)

O mangá de Episode G: Assassin é uma sequência de Episode G. No entanto, o mangá de Episode G não foi incluído neste universo 6B, pois o Mundo Perdido não havia sido mostrado lá.



UNIVERSO 7 - Universo Prólogo do Céu


Este é o universo no qual se insere o filme Prólogo do Céu, a única obra animada que nasceu para ser canônica, embora tenha perdido esse status logo depois. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Anime clássico (1986 - 1989)

  • Soshuhen ("Episódio 0") (2002)

  • OVAs de Hades (2002 - 2008)

  • Prólogo do Céu: Introdução (2004)

  • Filme 5: Prólogo do Céu (2004)


Teoricamente, os eventos anteriores ao Prólogo do Céu deveriam ser os do mangá clássico e não os do anime clássico. Afinal, o filme nasceu para ser canônico. Porém, ele perdeu esse status quando a Toei alterou o roteiro original. Além disso, o panfleto e o booklet do Prólogo do Céu dizem que o mestre de Shun foi Albion (exclusivo do anime), não Daidalos (exclusivo do mangá). É mais coerente, portanto, definir que os eventos anteriores ao filme sejam os do anime.


Como listado acima, também faz parte deste universo um pequeno mangá escrito por Kurumada chamado Prólogo do Céu: Introdução (Saint Seiya Tenkai-hen Josô ~ Overture ~ Introduction). Como o nome sugere, ele é uma introdução ao Prólogo do Céu e ocorre antes dos eventos do filme.


O Prólogo do Céu foi alocado em um universo próprio (Universo 7) justamente por sua situação bastante peculiar. Ele poderia ser um Universo 1B, pois originalmente seria canônico. Ele poderia ser um Universo 2C, por ser da Toei. Ele poderia até mesmo fazer parte do Universo 2 (por enquanto), pois não haveria contradições. Sua natureza híbrida foi o que indicou que a melhor opção é um universo à parte dos anteriores.


Apesar de ser um filme, Prólogo do Céu não deve ser considerado como parte integrante do universo 3 (universo dos filmes clássicos). Desde o início ele foi concebido para ser a continuação da história clássica e, portanto, os eventos anteriores ao filme são os da saga clássica e não os dos filmes.



UNIVERSO 8 - Universo Lost Canvas


Aqui se encontram os eventos de Lost Canvas, que são uma versão alternativa da Guerra Santa do século 18, e todos os seus gaidens. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico (1985 - 1990)

  • Lost Canvas (2006 - 2011)

  • Lost Canvas Gaiden (2011 - 2016)


Lost Canvas, de Shiori Teshirogi, conflita frontalmente com os eventos de Next Dimension, o que faz com que o mangá de Kurumada não faça parte deste universo. Não existe contradição entre Lost Canvas e mangás como Episode Zero e Orgin, mas dá para supor que eles também não façam parte.


O anime de Lost Canvas possui algumas diferenças em relação ao mangá. No entanto, nenhuma nova obra nasceu a partir do anime (que está incompleto). Por isso, o anime de Lost Canvas não será encarado como outro universo e sim apenas uma adaptação animada do mangá.


Um dos Gaidens de Lost Canvas conta que Atena perdeu uma Guerra Santa para Hades no futuro e que Avenir de Áries, um dos sobreviventes, viajou para o século 15 para impedir a tragédia. Isto pode sugerir que todos os eventos vistos em Lost Canvas são decorrentes de uma alteração temporal. O futuro caótico de Avenir, no entanto, não deve ser considerado um universo diferente e sim uma linha temporal diferente do mesmo universo.


Lost Canvas ainda possui um CD Drama, lançado em 2010, que conta o encontro de Albáfica com Luco de Dríade. Essa história viria a se tornar o primeiro gaiden no ano seguinte.



UNIVERSO 9 - Universo Saintia Sho


Neste universo se encontra Saintia Sho, o primeiro spin-off da franquia cujas protagonistas são todas mulheres. Os eventos ocorrem paralelamente ao mangá clássico e ainda há referências ao Next Dimension. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico (1985 - 1990)

  • Next Dimension (2006 - )

  • Saintia Sho (2013 - )


Saintia Sho, de Chimaki Kuori, busca ser bastante fiel ao mangá clássico e a Next Dimension. Há um problema de encaixe com Origin porque, embora o lado maligno de Saga tenha sido chamado de Lemur ao final de Saintia Sho, não parece ser possível que os eventos após sua nova vida como "Ares" tenham ocorrido em Origin. O mais seguro é não incluí-lo. Também não há como saber se Episode Zero e Destiny fazem parte deste universo, mas como Origin não entrou, é melhor que eles não entrem também.


O anime de Saintia Sho também possui algumas (várias) diferenças em relação ao mangá. Porém, da mesma forma que o anime de Lost Canvas, não existem obras derivadas do anime de Saintia Sho para que se constitua um novo universo. Consideramos apenas como uma adaptação animada do mangá.


Saintia Sho possui ainda um CD Drama, lançado em 2015, que cobre o volume 1 do mangá (capítulos 1 a 4). No anime, corresponde ao episódio 1.



UNIVERSO 10 - Universo Lenda do Santuário


Aqui aparece o filme A Lenda do Santuário, o primeiro filme em CGI da franquia e que faz um reboot nos eventos da saga clássica. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Filme 6: A Lenda do Santuário (2014)


Embora a série da Netflix denominada Knights of the Zodiac também seja em CGI, certamente ela não pertence a esse universo - a começar pelo Shun. Tal série pertencerá a outro universo (universo 12).



UNIVERSO 11 - Universo Golden Age Este universo contém a novel Golden Age, escrita por Megumu Okada. Seus eventos ocorrem entre as sagas de Poseidon e Hades. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Mangá clássico (1985 - 1990)

  • Golden Age (2016)

Não há como saber se há outras obras fazendo parte deste universo, especialmente Episode G e suas sequências, que também são escritos por Okada. Não há qualquer menção aos eventos de Episode G em Golden Age, nem aos de Golden Age em Episode G Assassin. Golden Age contou com a participação de Chimaki Kuori, Yun Koga e principalmente de Shiori Teshirogi, que desenhou duas batalhas da novel em formato mangá.



UNIVERSO 12 - Universo Knights of the Zodiac


Aqui se encontra a releitura da saga clássica criada pela Netflix, denominada Saint Seiya: Knights of the Zodiac. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Saint Seiya: Knights of the Zodiac (2019)


Na verdade a série não é necessariamente criada pela Netflix; ela detém os direitos. Como esta obra ainda não foi lançada, não há como dar muitos detalhes.


Nenhuma outra obra existente na franquia faz parte deste universo.



UNIVERSO 13 - Universo Dark Wing


Este é o universo do primeiro isekai da franquia, chamado Saint Seiya: Dark Wing. Ou seja, até o momento este universo é composto de:


  • Saint Seiya: Dark Wing


O roteiro é de Kenji Saitô e a ilustração é de Nobufune Ueda. Ainda é cedo - e complicado - para entender como os eventos de Dark Wing se relacionam com a saga clássica, mesmo com a presença de Aiolos na obra. Talvez as coisas funcionem de maneira similar ao Mundo Perdido no Universo 6B.


Um tanto inusitado, mas esse mangá possui um CD Drama, lançado em 2021. Ele cobre os 2 primeiros capítulos da obra.





Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page